Durante o Carnaval, a coleta de lixo diurna em cinco cidades no Litoral do Paraná aumentou 31,76% em relação ao período de folia de 2024, de acordo com a Sanepar. Em 2024 foram 31.465 kg no Carnaval (considerando o período de sábado até terça-feira) e, neste ano, 41.460 kg, ou seja 9.994,5 kg a mais no mesmo período.
Esses dados referem-se apenas à limpeza diurna, quando há mais movimentação de turistas no Litoral.
Os principais tipos de lixo encontrados nas praias do Paraná nesta temporada foram embalagens plásticas, latinhas de cerveja e de refrigerante, garrafas de vidro, restos de comida e bitucas de cigarro.
Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Muniz, o aumento está atrelando ao crescimento de turistas nesta temporada. As prefeituras locais apoiam os serviços de limpeza nas orlas litorâneas.
“No Carnaval, tivemos dias bastante quentes e houve também aumento no consumo de água no mesmo período, com uma elevação de 4,79% a mais do que no ano passado. O total de água produzido neste Carnaval chegou a 415 mil metros cúbicos”, comentou.
“No período diurno é realizada a catação, coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. À noite, é utilizada uma máquina saneadora, que passa peneirando e revolvendo a areia para retirar os resíduos mais miúdos, como cacos de vidro, bitucas de cigarro e pequenas embalagens plásticas. Esse revolvimento também expõe germes e microorganismos ao sol, de manhã, o que traz uma higienização importante para as areias, reduzindo o risco de doenças de pele”, complementou.
“E muitos dos contratados são moradores das cidades do Litoral, que, por alguns meses do ano, contam com um contrato formal de trabalho. Então, a limpeza das praias também tem um fator social e econômico agregado, o que dá mais relevância ainda ao trabalho”, disse o gerente.
O post Coleta de lixo nas praias do Paraná aumenta 31% em relação a 2024 apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná