Na última quinta-feira (28), o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil reuniu-se com médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde, no Centro Estadual de Educação Profissional Erotídes Ângelo Nichele para mais uma edição da Câmara Técnica. O encontro teve como objetivo a análise de casos clínicos e a discussão de estratégias para a qualificação permanente da assistência materno-infantil no município.
A Câmara foi conduzida pela Presidente do Comitê, Nelcelí Garcia, e contou com a participação dos médicos Marco Aurélio Sampaio (Vice-presidente do Comitê), Joseline Micheleto e Leticia Manzano, além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alexsandra Bispo, da responsável pela Vigilância do Óbito, Marilza Gonçalves, médicos (as) e enfermeiros (as) da Atenção Primária.
Durante a reunião, foram formados grupos de trabalho, nos quais os participantes analisaram e expuseram casos clínicos reais, preservando a proteção de dados sensíveis. A abordagem de casos possibilitou uma reflexão aprofundada sobre os desafios enfrentados na assistência materno-infantil, bem como a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais da saúde. As discussões foram pautadas na busca por estratégias eficazes para a redução da mortalidade materno-infantil, reforçando a importância da atuação integrada entre as equipes de saúde.
Conforme a Presidente do Comitê, Nelcelí Garcia, a realização das Câmaras Técnicas é fundamental para fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam diretamente na assistência à gestante e ao recém-nascido.
“Esses encontros possibilitam a revisão de protocolos e promovem a resolutividade e tomada de condutas em tempo oportuno, proporcionando assim a qualificação contínua da assistência materno infantil no município”, afirmou.