Escolher o melhor shampoo entre as opções disponíveis nas prateleiras e catálogos online pode parecer simples, mas não é bem assim. O produto certo para você vai depender das necessidades específicas dos seus fios e, mesmo que cada um deles prometa resultados diferentes, usar o shampoo adequado é fundamental porque ele é o primeiro passo da rotina capilar. Se não for bem escolhido, pode comprometer a eficácia de outros produtos, como condicionadores, máscaras e finalizadores.
Para te ajudar a escolher o melhor shampoo para os seus cabelos, montamos um guia completo com dicas práticas que vão te ajudar a chegar ao resultado desejado. Dá uma olhada!
escolha o shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo
Cada tipo de cabelo tem diferenças que vão além da curvatura: a textura, o nível de oleosidade, o volume, a tendência ao ressecamento, o uso ou não de químicas… tudo isso influencia nas necessidades dos fios. A partir daí, também é inevitável que o match ideal aconteça com produtos que resolvam o que os cabelos precisam desde o início da rotina de cuidados, ou seja: desde o shampoo.
Um shampoo pensado para retirar toda a oleosidade do couro cabeludo, por exemplo, pode fazer com que os fios crespos fiquem opacos e sem vida. Um shampoo mais suave nesse ponto, por sua vez, pode não ser eficaz para retirar todos os resíduos do couro cabeludo de quem precisa controlar a oleosidade no dia a dia.
Por isso, a primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de escolher o shampoo é se ele foi ou não pensado para o seu tipo de cabelo. Ele vai além da limpeza: também é um tratamento adaptado às necessidades dos seus fios.
Confira: 9 shampoos de farmácia bons e baratos para cuidar do seu cabelo

Foto: Jihyo @_zyozyo (Reprodução/Instagram)
como escolher o melhor shampoo para você
1. melhores shampoos para cabelos lisos: suave e purificante
Graças ao formato que deixa o sebo natural deslizar com facilidade pelo fio, os cabelos lisos tendem a acumular a oleosidade com facilidade. Por isso, manter os fios soltos e com o aspecto de limpeza por mais tempo é o principal desafio. Para resolver este problema, o melhor shampoo para cabelos oleosos tem textura em gel, fórmula purificante e faz uma limpeza equilibrada, para remover o excesso de oleosidade sem agredir o couro cabeludo. Aqui, ingredientes como zinco, argila, hortelã, chá verde e extratos naturais leves costumam ser uma boa opção. Também vale considerar os shampoos sem sulfato, principalmente se você lavar os fios frequentemente.
1. Shampoo Hidra Purificante Elseve Pure Hialurônico
Com ativos salicílicos e hialurônicos, o Elseve Pure Hialurônico purifica as raízes e limpa profundamente a fibra capilar, garantindo o controle da oleosidade nas raízes e hidratação preenchedora profunda, do comprimento até as pontas.
2. Shampoo Purificante L’Oréal Professionnel Scalp Advanced
Purifica o couro cabeludo e a fibra de resíduos, suor e óleo e garante uma sensação de frescor e limpeza graças ao ativo concentrado com 3% de AHA, ácido solúvel em água.
3. Shampoo Widi Care Detox Purificante
É um shampoo vegan desenvolvido para proporcionar uma limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios. Para isso, combina um complexo de extratos vegetais com extrato de menta em sua fórmula. Juntos. eles atuam como adstringente, antioxidante, descongestionante, calmante e antisséptico.

Foto: O melhor shampoo para cabelos ondulados deve ser equilibrado (Reprodução/Pinterest)
2. melhor shampoo para cabelos ondulados: equilibrado
Com oleosidade na raiz e pontas mais secas, os cabelos ondulados precisam de um shampoo equilibrado, que limpe a raiz e deixe o comprimento levemente hidratado, ajudando a controlar o frizz e realçando a definição das ondas sem pesar. Neste caso, bons ativos são aloe vera (ou babosa), água de coco, pantenol, proteínas vegetais e óleos leves, como jojoba e argan.
1. Shampoo Lola Cosmetics Ondulados Lola Inc
Com extrato de linhaça, calêndula e hidrolato de gengibre, ele limpando de forma suave, ajuda a definir as ondas e deixa os fios brilhosos. Além disso, também tem proteção térmica e solar.
2. Shampoo Kérastase Gloss Absolu Bain Hydra – Glaze
Com ação antifrizz desde a primeira aplicação, ele proporciona brilho aos cabelos, sela as cutículas garantindo proteção e protege os fios da umidade e de agressões externas.
3. Shampoo Vult Ondulados
Com proteína do trigo e óleo de jojoba, ele hidrata os fios sem pesar e dá definição, brilho e maciez a eles. Graças à fórmula hidratante, com espuma cremosa, ele reduz pontas duplas e elimina o frizz por até 72 horas.

Foto: Escolher o melhor shampoo é essencial para a rotina de cuidados (Reprodução/Pinterest)
3. melhor shampoo para cabelos cacheados: procure shampoos hidratantes
Graças ao formato com curvas mais fechadas, os cabelos cacheados têm maior dificuldade de distribuir a oleosidade natural da raiz até as pontas, o que os deixa mais secos e com tendência ao ressecamento e ao frizz. Por isso, eles precisam de shampoos de limpeza suave e hidratação intensa, para que o fio se mantenha macio, definido e saudável. Busque por ativos como manteiga de karité, óleo de coco, mel e evite sulfatos agressivos, priorizando os shampoos hidratantes e cremosos.
1. Widi Care Shampoo Natural Ivory Higienizando a Juba
Com óleo de linhaça dourada, rica em ômega 3 e 6 e extrato de avelã, ele proporciona condicionamento e brilho acetinado e também possui ação emoliente, atuando no interior da fibra capilar.
2. Shampoo Hidratante Lola Cosmetics Morte Súbita
Desenvolvido com ativos 100% naturais, ele proporciona hidratação profunda e, graças ao açúcar granulado em sua fórmula, tambem esfolia o couro cabeludo, estimulando a microcirculação e eliminando impurezas e resíduos.
3. Deva Curl Higienizador Condicionante Sem Espuma No-Poo
Com fórmula delicada e restauradora, sem sulfato, parabeno ou silicone, esse higienizador condicionante trata os cachos deixando-os saudáveis, hidratatados e com balanço.

Foto: Mariana Sena (Reprodução/Instagram)
4. melhor shampoo para cabelos crespos: nutrição é o cuidado principal
Naturalmente mais seco e frágil por conta da curvatura mais fechada que dificulta a chegada da oleosidade até as pontas, o cabelo crespo precisa de shampoos altamente hidratantes e nutritivos, que limpem sem ressecar os fios e os deixem bem nutridos, para potencializar a definição e a saúde dos fios no dia a dia. Procure opções que tenham na composição ingredientes nutritivos, como os óleos de rícino, coco e abacate e a manteiga de cacau. Também é recomendado intercalar o shampoo tradicional com um creme de limpeza (ou co-wash) para manter a hidratação dos fios.
Veja aqui: Melhor shampoo para cabelo crespo: como escolher + dicas de lavagem
1. Shampoo Kérastase Nutritive Bain Satin
Desenvolvido para nutrir e fortalecer os cabelos secos, ele restaurando a espessura e o brilho dos fios enquanto também melhora a retenção da umidade, os deixando nutridos.
2. Shampoo Hidratante Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida
Com óleo de patauá e extratos vegetais na fórmula, ele promove suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade. Ele tem ação suave e emoliente, sem sulfato.
3. Shampoo Nutritivo Widi Care Sete Óleos
Com os óleos de semente de uva, moringa, macadâmia, amêndoa doce, abacate, coco e girassol na fórmula, ele repõe vitaminas, recupera a fibra, hidrata e nutre os fios.

Foto: @_malusc (Reprodução/Instagram)
5. melhor shampoo para cabelos coloridos e quimicamente tratados: shampoo fortalecedor
Quem colore, alisa ou relaxa os cabelos modifica a estrutura dos fios e, consequentemente, precisa que todos os produtos usados sejam pensados para a manutenção da saúde dos cabelos. Por isso, shampoos com proteínas fortalecedoras, como queratina, colágeno ou aminoácidos devem fazer parte da sua rotina de cuidados. Eles devem ser balanceados com máscaras e condicionadores hidratantes para que os fios não fiquem exageradamente rígidos.
No caso dos cabelos coloridos que não passam por uma descoloração, opções com ativos antioxidantes, como vitamina E e chá verde, também podem ajudar a preservar e realçar a cor aplicada nos cabelos. Os shampoos para cabelos coloridos também podem ser intercalados com os específicos para o seu tipo de cabelo.
1. Shampoo Wella Color Motion
Com tecnologia de proteção contra radicais livres responsáveis pelo desbotamento da cor, eles a preserva, proporcionando brilho e suavidade aos fios. Também atua reconstruindo suas ligações internas para que fiquem mais fortes.
2. Shampoo L’Oréal Professionnel Absolut Repair Gold Quinoa + Protein
Graças à proteína do trigo, esta fórmula repara a fibra capilar por meio de agentes de tratamento que atuam na cutícula, promovendo uma reestruturação completa e garantindo um cabelo macio, com brilho e sem frizz.
3. Shampoo Kérastase Chronologiste Bain Regenerant
Com ácido hialurônico, abyssine e vitamina E, ele nutre e mantém a hidratação da fibra, restaura o brilho e preenche os fios, dando mais volume aos cabelos quimicamente tratados.
6. melhor shampoo para queda capilar: shampoo reparador
Quem precisa administrar a queda capilar nos cuidados do dia a dia também precisa ter atenção ao shampoo escolhido, já que ele precisa limpar de maneira suave e, ao mesmo tempo, ajudar a fortalecer o folículo capilar e a reparar o comprimento. Neste caso, vale a pena buscar shampoos antiqueda: eles têm ingredientes estimulantes, como a cafeína e, também, componentes fortalecedores como biotina, queratina e vitaminas.
Precisa de mais volume? Confira estas opções de shampoo para cabelo fino!
1. Shampoo Nioxin System 1
Parte de um sistema completo pensado para combater o afinamento dos fios, tem a tecnologia Active Renewal, que remove a oleosidade, ácidos graxos e resíduos ambientais do couro cabeludo e do cabelo. Ele limpa profundamente o couro cabeludo e proporciona fios mais densos e volumosos.
2. Shampoo Eudora Siàge Dermo Hair Resistência Antiqueda
Com Minoxi-Amenil, Vit-10-Complex e Biotecnologia Affinité 4D, ele reduz a queda fortalecendo os folículos capilares e equilibrando o couro cabeludo.
3. Shampoo Princípia AQ-01
Estimula o crescimento e aumenta a resistência e o volume dos cabelos graças à composição com niacinamida, cafeína e compostos tensoativos, umectantes e condicionantes. O resultado é de fios fortes, brilhosos, hidratados e sem frizz.

Foto: Na hora de lavar, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo (Reprodução/Pinterest)
como lavar seu cabelo corretamente
Além de tomar os cuidados necessários na hora de escolher o shampoo ideal para a sua rotina de cuidados, saber como aplicá-lo no momento da lavagem pode fazer toda a diferença no resultado. Veja como com estas dicas:
1. Molhe bem os fios antes da aplicação: isso vai fazer o shampoo se espalhar com facilidade e evitar o desperdício de produto;
2. Evite exagerar na quantidade: aplique a quantidade ideal para limpar o seu comprimento e volume de cabelo para evitar o ressecamento;
3. Concentre o produto na raiz: não importa o seu tipo de cabelo, priorize o couro cabeludo e a raiz no momento de aplicar e esfregar o shampoo – a espuma que escorre para as pontas já é suficiente para a higienização;
4. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos: evite usar as unhas para não arranhar o couro cabeludo e aproveite para massagear a região para ativar a circulação;
5. Enxágue completamente: não deixe nenhum resíduo de shampoo (ou de qualquer outro produto que não seja sem enxágue) nos fios depois da lavagem;
6. Cuidado com a frequência: a quantidade de vezes que cada tipo de cabelo precisa ser lavado em uma semana varia de acordo com suas particularidades, mas uma boa frequência é de duas a três vezes por semana. Quem tem cabelos mais oleosos pode precisar de lavagens mais frequentes, enquanto cabelos secos pedem intervalos maiores.
perguntas frequentes sobre o melhor shampoo para o seu cabelo
quais são os melhores shampoos de mercado?
Entre as melhores marcas de shampoos encontradas em supermercados estão Pantene, Elseve, Seda, Tresemmé e Head & Shoulders. Elas são classificadas assim por oferecerem qualidade com bom custo-benefício e ampla variedade de linhas.
qual o shampoo indicado para lavar os cabelos todos os dias?
Se você precisa lavar os cabelos todos os dias por causa da oleosidade do couro cabeludo, o ideal é usar shampoos em gel, com fórmula purificante. Eles vão limpar os fios sem provocar ainda mais oleosidade e sem ressecar os seus cabelos.
qual shampoo não agride o cabelo?
Qualquer shampoo que não seja específico para o seu tipo de cabelo pode agredir os fios, seja ressecando ou os deixando mais oleosos. Além de acertar na escolha, preferir opções de shampoos sem sulfato, que limpam de maneira mais suave, também pode ser um bom caminho para uma rotina de cuidados delicada.
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Fonte: Steal the Look