como identificar, cuidar e finalizar os fios » STEAL THE LOOK

Nem liso, nem cacheado: a curvatura do cabelo ondulado fica no meio termo entre os dois e, por muito tempo, teve o alisamento químico como principal recomendação de tratamento. Porém, assim como acontece com os outros tipos, os cabelos ondulados têm propriedades e necessidades específicas, ou seja: com os cuidados e produtos certos, eles podem ficar bem saudáveis, definidos e sem frizz de forma natural, sem a necessidade de químicas ou do uso constante de ferramentas de calor. 

Se você tem — ou acha que tem — cabelo ondulado e ainda não sabe como cuidar dele no dia a dia, chegou ao lugar certo: preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre as ondas, desde as características básicas até as dicas de cortes ideais. Dá uma olhada! 

quais são os três tipos de cabelo ondulado?

Os cabelos ondulados podem ser classificados em 2A, que têm raiz bem lisa e ondulações leves e com pouca definição no comprimento; 2B, que ainda têm raiz lisa, mas ondas um pouco mais definidas e com volume no comprimento; e 2C, que têm ondas em formato de S mais marcado começando a partir da raiz. 

Mulher de cabelo ondulado explorando campo de arbustos sob céu azul. Ela usa boné e carrega bolsa de rede.

Foto: @glowwithava (Reprodução/Instagram)

o que faz o cabelo ser ondulado?

O cabelo ondulado se caracteriza pela formação de ondas leves ou no formato de S no comprimento dos fios. De acordo com o tipo de curvatura, 2A, 2B ou 2C, a raiz pode ser mais lisa ou ter ondas mais definidas começando a partir dela. Ainda assim, o cabelo ondulado não chega a formar cachos no formato completamente espiral e nem é todo reto, como os cabelos lisos.

como saber se meu cabelo é ondulado?

De forma geral, o cabelo ondulado não é tão reto e alinhado quanto o cabelo liso e, ao mesmo tempo, forma ondas que chegam, no máximo, ao formato de S, ao invés da espiral arredondada dos cachos. Na classificação de curvaturas, os ondulados ocupam os lugares 2A, 2B e 2C e, ainda que todos eles formem ondas, são bem diferentes entre si — talvez até mais do que os cachos e crespos. Descubra como identificar cada um deles:

Mulher de cabelo ondulado segura um morango na varanda, com vista para árvores e uma torre ao fundo.

Foto: @brunavieira (Reprodução/Instagram)

cabelo ondulado 2A: ondas suaves e raiz lisa

O 2A é o tipo de cabelo ondulado que chega mais perto do cabelo liso. Ao secar naturalmente depois da lavagem, ele forma ondulações leves no comprimento, tem pouco volume e a raiz lisa. Por isso, é facilmente confundido com o cabelo liso. A raiz do 2A pode ser mais oleosa do que as pontas e, entre os três tipos de ondas, ele é o que tem menos propensão ao frizz. 

Pessoa com cabelo ondulado ruivo, tirando selfie no espelho. Há uma tatuagem visível no braço.

Foto: @chappellroan (Reprodução/Instagram)

cabelo ondulado 2B: ondas mais definidas e raiz lisa

No caso do 2B, as ondas também se formam no comprimento e são mais definidas e marcadas do que as do 2A. Como tem mais volume, ele não fica com o aspecto liso “naturalmente” como acontece com o 2A. Além disso, o 2B é onde começa a propensão ao frizz — óleos leves podem ajudar a controlar a situação depois da finalização. Geralmente é o 2B que ganha a fama de “liso armado” quando está sem definição.

Pessoa no carro com cabelo ondulado, usando moletom azul, olhando pela janela.

Foto: @sazan (Reprodução/Instagram)

cabelo ondulado 2C: ondas definidas e muito volume

O principal diferencial das ondas 2C em relação às outras é que, aqui, elas começam muito mais perto da raiz e têm o formato bem marcado e largo, com mais volume, como se fossem um cacho mais aberto que não chega a passar do formato em S para a espiral. Com a finalização certa, ele fica definido com mais facilidade do que os outros tipos de ondas e, aqui, o frizz também é uma questão: os cuidados são necessários para que a hidratação se mantenha.

Como saber se meu cabelo é 2B ou 2C?

Enquanto os ondulados 2B têm a raiz lisa e ondas começando no comprimento dos fios, os 2C tem ondas mais definidas e com mais volume, começando na raiz e indo até as pontas. Além disso, os 2C também ficam definidos com mais facilidade. 

Foto: Andressa Malaquias (Reprodução/Instagram)

como cuidar do cabelo ondulado

O cronograma capilar é uma ótima saída para a manutenção da saúde de todos os tipos de cabelos. No caso dos ondulados, ele pode ajudar a controlar o frizz, manter a elasticidade e a definição dos fios. O principal ponto de atenção é em relação à nutrição — descubra a frequência ideal e como fazer cada uma das etapas de tratamento aqui embaixo! 

hidratação para cabelos ondulados

A hidratação repõe a água e, especialmente no caso dos ondulados, é uma etapa super importante para ajudar a combater o frizz em excesso e evitar o ressecamento que ele pode causar. Ela pode ser feita de duas a três vezes por semana e, na hora de escolher o produto ideal, prefira os que têm ingredientes como babosa, pantenol, glicerina e extratos vegetais, como o chá verde e a camomila.

nutrição para cabelos ondulados

A nutrição pode ser feita entre uma e duas vezes por semana nos cabelos ondulados e vai ajudar a deixar os fios definidos, brilhosos e macios. Como o cabelo ondulado tem uma propensão maior à oleosidade, vale priorizar as máscaras de tratamento no lugar dos óleos vegetais de umectação na etapa da nutrição. Se, ainda assim, você quiser testar algum, dê preferência aos que são mais leves, como os óleos de semente de uva, argan e jojoba. 

reconstrução para cabelos ondulados

Uma vez ao mês em cabelos naturais e uma vez a cada 15 dias em quem usa químicas ou ferramentas de calor com frequência: esta é a periodicidade ideal da reconstrução capilar para qualquer tipo de cabelo. Ela repõe proteínas e fortalece a fibra capilar, potencializando os resultados dos outros tratamentos. Mas fique atenta: reconstrução em excesso pode deixar os cabelos muito rígidos e propensos à quebra, então nada de exagerar, ok?

Pessoa sorridente com cabelo ondulado e camisa branca, sentada em uma espreguiçadeira ao lado de uma piscina.

Foto: @madelyncline (Reprodução/Instagram)

como finalizar cabelo ondulado

A finalização para cabelo ondulado é um dos momentos que mais geram dúvidas na rotina de cuidados com este tipo de cabelo. Afinal de contas, ela determina a definição e a leveza dos fios depois de secos — naturalmente ou com o secador. Dê uma olhada nas dicas que vão garantir o melhor resultado nas suas ondas. 

use shampoos e condicionadores próprios para cabelos ondulados

Uma boa finalização começa pela lavagem: aposte em shampoos e condicionadores específicos para cabelos ondulados, que limpem de forma suave para não ressecar os fios e nem deixá-los oleosos. Aplique o shampoo na raiz e o condicionador, que deve ser leve, nas pontas, e enxágue completamente no final. 

aposte em finalizadores leves

Leave-ins, mousses e cremes de pentear com textura fluida e leve são as melhores opções para os cabelos ondulados porque vão ajudar na definição das ondas sem pesar os fios e garantir que eles continuem com movimento. Ainda assim, fica a dica: em todos os casos, o ideal é não aplicar finalizadores na raiz, ok?

Veja também: Afinal de contas, para que serve o mousse no cabelo ondulado?

seque o cabelo com um difusor

Depois de finalizar da forma como preferir, você pode deixar os fios secarem naturalmente ou acelerar o processo usando o secador com o bico difusor, sempre de baixo para cima, para que o formato das ondas seja preservado. Neste caso, não esqueça de usar um leave-in com proteção térmica antes da secagem. 

óleos leves e sprays ativadores de ondas podem ajudar no dia a dia

Para dar brilho no comprimento do cabelo sem pesar, aposte em óleos leves e em pequenas quantidades nas pontas. No day after, sprays ativadores de ondas podem te ajudar a devolver a definição do cabelo ondulado sem que ele fique pesado ou sem movimento.

Foto: @dessa.malaquias (Reprodução/Instagram)

como escolher o corte para cabelo ondulado ideal?

Além de acertar nos cuidados e na finalização, o corte para cabelos ondulados certo é outro ponto que pode mudar completamente o seu relacionamento com eles. Na hora de escolher, opte sempre por cortes em camadas repicadas, que dão leveza aos fios e ajudam na definição e no volume — principalmente se você gosta do comprimento longo. 

Os cortes de base reta devem ser evitados porque podem concentrar o volume nas pontas, deixando os cabelos com um efeito triangular que não combina com a naturalidade e a fluidez das ondas. Outro aspecto que deve ser evitado é o desfiado, já que ele pode aumentar a quantidade de frizz nos fios.

Tendo estes pontos como base, você pode escolher cortes em diferentes comprimentos e estilos, do corte em U, mais tradicional e atemporal, ao short bob e o pixie, para quem prefere os curtinhos. Boas opções para quem gosta mais de ousar são o shaggy hair e o wolf cut. Por fim, o long bob é um médio que não sai de moda e valoriza muito os cabelos ondulados. 

quais os melhores produtos para cabelo ondulado?

Prefira shampoos e condicionadores específicos para cabelos ondulados, que vão limpar sem pesar, deixar a raiz oleosa e, também, sem ressecar as pontas. Além disso, os finalizadores devem ser leave-ins, mousses ou cremes de pentear com textura bem leve e fluida, para garantir, ao mesmo tempo, definição e movimento aos fios. 

Abaixo separamos algumas opções dos melhores produtos para cabelos ondulados para você. 


Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look




Fonte: Steal the Look

Compartilhar esta notícia