Como se cuidar no calorão de Curitiba? Veja dicas

Para um bom curitibano, o calor não é costume, mas nos últimos dias não teve jeito, o sol marcou presença na capital paranaense. Nesta quarta-feira (12), por exemplo, os termômetros registraram 31° no Parque Barigui.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba bateu o recorde de temperatura em 2025 nesta terça-feira (11), com 31.4 ºC. Nesta quinta (13), o calor deverá continuar, com máxima de 29ºC.

Além do desconforto e do ocasional suor, o calor extremo pode afetar a saúde, por isso, é importante adotar cuidados para se manter refrescado, como recomenda a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Cuidados para dias de calor intenso

Hidratação: em dias de muito calor, matar a sede é indispensável, mas é preciso levar a hidratação a sério. Reforçar o consumo de água e outros líquidos é o primeiro passo para se manter saudável.

Evitar exposição ao sol: nos meses de verão, a intensidade dos raios solares é maior e mais prejudicial para a pele, então especialistas sugerem evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 10h e 16h. Também é importante utilizar protetor solar e reaplicar durante o dia, cobrir a pele com tecidos leves e usar chapéus e bonés. O sol, além de aumentar a temperatura corporal, também aumenta as chances de desenvolver problemas dermatológicos e câncer.

Alimentação: escolher alimentos leves e refeições balanceadas ajuda a digestão e evita desconfortos maiores. Frutas e saladas são sugestões. Frituras e ultraprocessados devem ser evitados. É importante também tomar cuidado com o armazenamento dos alimentos, que estragam mais rápido devido ao calor.

Atenção aos sintomas: Se perceber sintomas como temperatura corporal extremamente alta, pele vermelha, quente e seca (sem suor), pulso rápido e forte, dor de cabeça latejante, tontura, náusea, confusão mental e inconsciência, é hora de procurar atendimento médico.

Em quadros leves, a Central Saúde Já pode ser acionada pelo telefone 3350-9000. O atendimento também é feito nas unidades de saúde.

Para situações mais graves, o atendimento ocorre nas nove UPAs de Curitiba. Se houver impossibilidade de se deslocar à UPA, o Samu deve ser acionado pelo telefone 192.

As recomendações valem para todos, mas é importante tomar um cuidado maior com idosos e crianças, que têm mais dificuldade de auto-regular a temperatura corporal. Pessoas com doenças cardíacas e diabetes também são mais vulneráveis a sofrer com calor extremo.

O post Como se cuidar no calorão de Curitiba? Veja dicas apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia