Concurso do BNDES divulga resultado final para salários de até R$ 21 mil; Confira  | Concursos públicos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta quinta-feira (30), o resultado do processo seletivo de 2024. Após 12 anos, o banco público volta a contratar empregados e renova seu quadro de funcionários. Nos próximos dias, a entidade pública vai convocar 150 candidatos aprovados no certame.

A classificação final, já homologada, está disponível no Diário Oficial da União, no site do BNDES e na página da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso.

Além das vagas imediatas, 750 candidatos foram aprovados para o cadastro reserva, dos quais 450 devem ser convocados até o final de 2025. Os novos empregados ingressarão no BNDES sob um plano atualizado de cargos e salários, que contempla 13 áreas de atuação para o cargo de Analista: Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.

“Os novos empregados são o futuro do banco e reforçarão um corpo funcional de alto nível. O BNDES voltou e, no governo do presidente Lula, tem um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país. Para essa missão, estamos convocando 150 aprovados agora, com a expectativa de chamar mais 450 até o fim de 2025”, afirmou o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, em nota.

Os candidatos, que serão chamados nos próximos dias, vão passar por um programa de integração, orientação e capacitação. O quadro total de aprovados é composto de 900 pessoas, com idade média de 35 anos.

Dos 750 aprovados, 249 foram classificados nas vagas reservadas para pessoas negras, 111 para pessoas com deficiência (PcDs) e 540 na ampla concorrência. Pela primeira vez, o BNDES adotou a reserva de 30% das vagas para candidatos negros. No último concurso, realizado em 2012, ainda não havia legislação específica sobre cotas raciais. Já a reserva para PcDs foi ampliada de 5% para 15%, superando o mínimo legal em 10 pontos percentuais.

Com provas realizadas em todas as capitais do país, o processo seletivo aprovou candidatos de 24 estados e do Distrito Federal.

Remuneração e benefícios

Os novos empregados do BNDES vão ter salário inicial de R$ 21.869,76 para uma jornada de 35 horas semanais, além de acesso a um plano de cargos e salários com possibilidade de progressão na carreira conforme desempenho e exercício de funções executivas.

O banco também oferece assistência à saúde, assistência educacional (incluindo auxílio-babá, creche e apoio para ensinos fundamental e médio), plano de previdência complementar e participação nos lucros e resultados (PLR).

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia