Conheça as escolas e os enredos que vão fazer a folia dos curitibanos neste sábado na Marechal Deodoro

O grande momento do Carnaval curitibano está chegando. Neste sábado (1º de março), a folia na cidade já começou com o Carnaval Nerd e o Baile Infantil. Depois, a partir das 18 horas, foi vez dos blocos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores se apresentarem na Rua Marechal Deodoro. E de noite, a partir das 21h10, começam os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial da folia em Curitiba.

A atual campeã do Carnaval curitibano é a Acadêmicos da Realeza, que depois de 11 anos de jejum conquistou o seu 11º campeonato ao levar para a avenida o enredo Ecos de Zumbi, enfatizando a presença afro na história da cidade.

Na ocasião, a Mocidade Azul (campeã de 2023) acabou como vice e a novata Deixa Falar ficou em terceiro. Já a Leões da Mocidade é a atual campeã do Grupo Especial e também participa dos desfiles, assim como a Deixa Falar.

Ou seja, são cinco escolas disputando neste ano o título de campeã do Carnaval de Curitiba. E logo abaixo você pode conhecer mais um pouco sobre cada uma delas e os seus enredos para 2025.

Ordem de apresentação

Os desfiles do Grupo Especial estão marcados para começar às 21h10. A primeira a entrar na avenida será a Leões da Mocidade, seguida pela Enamorados do Samba (22h30), Deixa Falar (23h50), Mocidade Azul (00h30) e Acadêmicos da Realeza (1h50).

Acadêmicos da Realeza

Fundada em março de 1997 e batizada por Neguinho da Beija-Flor, a alvinegra curitibana é também a atual campeão do Carnaval da cidade. A agremiação agora acumula 11 títulos e é a única escola que nunca caiu para o Grupo de Acesso. E para buscar o bicampeonato após 11 vices seguidos, a escola prepara o enredo “Pequeno Príncipe de Curitiba: o essencial é invisível aos olhos”, que recorda várias passagens da novela do francês Saint-Exupéry e, ao mesmo tempo, homenageia o Hospital Pequeno Príncipe, que fica na capital paranaense e é referência em atendimento pediátrico.

Deixa Falar

Fundada em novembro de 2020, ainda em meio à pandemia de Covid-19, a escola de samba Deixa Falar é também uma grande promessa do Carnaval curitibano. Em 2023, em sua primeira participação em desfile, foi a campeão do Grupo de Acesso. Já em 2024, na sua estreia no Grupo Especial, terminou em terceiro lugar. E para 2025, o enredo da agremiação vai recordar a tradição das benzedeiras, com o samba-enredo “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”.

Enamorados do Samba

Fundada em março de 2017, a Enamorados do Samba registra em sua história um título do Grupo Especial, conquistado em 2020. E para tentar repetir o feito, a escola vai fazer uma declaração de amor à Curitiba na Marechal Deodoro, com o enredo “Curitiba, Cidade Linda, tem Carnaval, Sim!”. A narrativa do desfile é o surgimento da araucária, árvore símbolo do Paraná, semeada pela Gralha Azul. A escola também vai mostrar os encantos naturais da cidade, destacando os parques e arquitetura da Ópera de Arame, do Jardim Botânico e do Largo da Ordem; e apresentará as festividades carnavalescas locais, escolas de samba e blocos, como o Garibaldis e Sacis, além do Curitiba Rock Carnival e da Zombie Walk.

Leões da Mocidade

Fundada em 2007, a Leões da Mocidade ainda não conseguiu um título do Grupo Especial, mas foi campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba em 2024. E para tentar manter o embalo, a escola agora vai apostar juntar folia com futebol, celebrando um dos grandes times da Capital: o Club Athletico Paranaense, tendo como inspiração o centenário rubro-negro, celebrado no ano passado. Para a organização do desfile, curiosamente, a agremiação se baseou no atual escudo athleticano, com as quatro listras rubro-negras, que representam as diretrizes ou “ventos” do Furacão (ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação), sendo apresentadas na Marechal em setores que também representam quatro épocas decisivas da história do time.

Mocidade Azul

Fundado em 1972 e com 53 carnavais e 23 títulos de campeã no histórico (22 deles pelo Grupo Especial), a Mocidade Azul é uma das mais tradicionais escolas de samba de Curitiba. Sua origem está ligada a uma torcida organizada de mesmo nome, formada para o Esporte Clube Pinheiros, e além do trabalho cultural a escola também realiza ações de cunho social durante todo o ano. Em 2025, o tema do samba-enredo é Sankofa, um símbolo africano que significa voltar atrás para buscar o que esqueceu.

O post Conheça as escolas e os enredos que vão fazer a folia dos curitibanos neste sábado na Marechal Deodoro apareceu primeiro em Bem Paraná.



Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia