A cada 20 minutos que se passam, um acidente de trânsito é registrado em Curitiba. Pelo menos assim tem sido nos últimos cinco anos, período no qual mais de 134 mil sinistros foram registrados nas vias curitibanas. Para piorar, as ocorrências estão crescendo ano a ano e em 2024 atingiram um patamar inédito, revelam dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Nesta segunda-feira (5), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, faz a abertura da programação da campanha Maio Amarelo, às 9h30, no Salão de Atos do Parque Barigui. O Maio Amarelo é o mês de conscientização para o trânsito.
O tema da campanha deste ano é “ Desacelere, seu bem maior é a vida”. O objetivo é desenvolver a conscientização para a importância da segurança no trânsito.
Em alta
As informações sobre os acidentes em Curitiba são da seção de Estatísticas do site do Detran-PR, e apontam que Curitiba foi palco, entre 2020 e 2024, de pelo menos 134.127 acidentes de trânsito, os quais deixaram 17.588 pessoas feridas e causaram ainda 225 mortes.
Os dados divulgados pelo Detran são da Polícia Militar do Paraná (PM) e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná (BPRv), mas não incluir informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou da Secretaria de Saúde.
Em 2020 foram anotados 20.693 acidentes no município. Em 2021, 23.516. Em 2022, 27.709. E em 2023, chegaram a 29.624. No ano passado, contudo, o aumento de registros voltou a ser mais expressivo e a “barreira” dos 30 mil acidentes num único período foi superada pela primeira vez.
Em 2024, 32.585 ocorrências foram anotadas na Capital. Esse número é 10% superior aos registros de 2023 e aponta ainda para uma alta de 57,5% na comparação com 2020, um cenário que já pressiona o sistema de saúde, revelou no ano passado o major Anderson Anderle, do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) do Corpo de Bombeiros, em fala proferida durante audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
“Infelizmente, a irresponsabilidade no trânsito está gerando um número de vítimas que o Corpo de Bombeiros não está dando conta de atender e os hospitais não dão conta de receber. Esta é a grande verdade”, declarou Anderle.
Curitiba terá a Blitz Educativa – Ponto Cego
O quinto mês de cada é marcado pela campanha do Maio Amarelo, um movimento internacional que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes, mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em Curitiba, o lançamento acontece nesta manhã. Além de dados estatísticos, no evento também será lançada a Blitz Educativa – Ponto Cego, que visa ampliar a segurança por meio de campanhas educativas que serão realizadas ao longo do mês de maio.
O ponto cego é uma das causas de vários acidentes de trânsito, pois limita a visão do motorista, impedindo que ele enxergue outros veículos em especial motocicletas e bicicletas, além de pedestres.
O prefeito Eduardo Pimentel vai colar adesivos em alguns ônibus do transporte coletivo de Curitiba, para mostrar quais são os pontos cegos, onde o motorista de ônibus não consegue visualizar quem está fora do coletivo.
Durante o evento, o prefeito irá destacar também as ações e projetos desenvolvidos na Superintendência de Trânsito (Setran) para ampliar a transparência das informações sobre a gestão do trânsito de Curitiba.
As vias com mais acidentes e as principais vítimas do trânsito curitibano
Ao longo dos últimos cinco anos, 15 vias curitibanas registraram mais de 1 mil ocorrências de trânsito. São elas: Av. Comendador Franco (2.662 acidentes); Av. Visconde de Guarapuava (2.375); Av. Silva Jardim (2.228), Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira (2.064); R. Brigadeiro Franco (1.892); Av. Marechal Floriano Peixoto (1.701); BR-116 (1.508); Av. Victor Ferreira do Amaral (1.428); R. Francisco Derosso (1.365), Av. Manoel Ribas (1.271), Av. Sete de Setebro (1.254); R. João Bettega (1.184); R. General Mário Tourinho (1.152); Av. Presidente Kennedy (1.092); e R. Martim Afonso (1.076).
Já entre as mortes (225 nos cinco anos analisados), os motociclistas são maioria (124), seguido por condutores de automóvel (58), passageiros (25), ciclistas (16) e outros (2).
Além disso, os óbitos no trãnsito são muito mais comuns entre os homens (191) do que entre as mulheres (33). Isso pode ser explicado, também, pelo fato deles serem os envolvidos em 76% dos acidentes de trânsito, contra apenas 24% de mulheres.
Detran-PR faz abertura estadual do Maio Amarelo no Palácio Iguaçu
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realiza a abertura estadual do movimento Maio Amarelo 2025 nesta segunda-feira, às 11 horas no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento terá a participação do vice-governador Darci Piana.
A campanha deste ano, tem como tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, que tem como foco mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade.
Na ocasião, haverá o lançamento da consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para o Estado do Paraná (Petrans), projetado para organizar e reunir o planejamento, a orientação e a mobilização necessários para a implementação de ações estratégicas que visem a redução significativa dos sinistros de trânsito.
Também será assinada a Ordem de Serviço para início da fase de execução dos projetos de sinalização viária em 55 municípios, divididos em cinco lotes.
O post Curitiba registra um acidente de trânsito a cada 20 minutos apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná