Há pouco tempo, falamos por aqui da bolsa tressê e como ela estava por todos os lugares, conquistando as fashionistas de plantão. E de fato, ela segue firme! Porém, como tudo na vida, às vezes dividir os holofotes é essencial — gostemos ou não. E falando justamente nisso, ela ganhou uma concorrente de peso na disputa pelo posto de bolsa estilosa de 2025: a Le City Bag da Balenciaga — e seus modelos similares.
Não faz tanto tempo assim que a Balenciaga colocou no ar uma campanha com a bolsa como protagonista. Inclusive, a Livia Nunes estrelou o vídeo ao lado de Paloma Elsesser e outros nomes de peso do cenário fashionista.
e qual a história dessa tal bolsa estilosa de 2025?
A Le City Bag nasceu em 2001, quando o então diretor criativo Nicolas Ghesquière apresentou o modelo pela primeira vez. Na época, ele queria uma bolsa que fugisse do padrão rígido e estruturado que dominava o mercado de luxo — tipo as da Louis Vuitton e Hermès. Ele buscava algo maleável, leve, com uma pegada mais descolada, quase “usada”.
Bom, aposto que você reparou no shape meio Y2K que ela tem, não é mesmo? O design com alças trançadas, rebites metálicos, espelhinho pendurado e couro enrugadinho virou assinatura e, mais tarde, também ganhou o apelido de Motorcycle Bag.

Crédito: Kate Moss (Reprodução/Pinterest)

Crédito: Kate Moss (Reprodução/Pinterest)
E acredite se quiser, mas a primeira versão da bolsa foi rejeitada pela própria Balenciaga (!!), que achou o design mole demais, sem estrutura e “nada comercial”. No entanto, Ghesquière acreditava tanto na peça que mandou fazer alguns protótipos (25, para ser mais específica) e distribuiu entre modelos e celebridades — e adivinha quem foi uma das primeiras a usá-la? Kate Moss, claro.
Não demorou muito para a Le City Bag virar febre. As fashionistas da época (Paris Hilton, Nicole Richie, Mary-Kate e Ashley Olsen, Lindsay Lohan…) eram vistas com a bolsa o tempo inteiro, o que solidificou seu status de it bag.
e como usá-la atualmente?
Nos últimos anos, com o revival dos anos 2000, a Le City voltou a aparecer nos ombros das novas it-girls — inclusive com a Geração Z resgatando a peça no TikTok. A própria Balenciaga relançou versões atualizadas, como a Neo Classic e a Le Cagole, inspiradas diretamente no modelo original.
Ela representa uma estética meio “bagunçada”, cool, underground — e é exatamente por isso que segue tão icônica. Hoje, te mostramos algumas inspirações da bolsa no look e, é claro, onde encontrar modelos similares a Le City Bag, vem ver.

Foto: Sofia Coelho (Reprodução/Instagram)
Que tal combinar com uma calça esportiva e um maxi casaco longo de faux fur? Esse combo é para as ousadas que curtem um look nada óbvio mesmo! Nos pés, só a título de curiosidade fashionista, a influenciadora usa uma bota Tabi da Maison Margiela — um verdadeiro ícone do mundo da moda.

Foto: @lara_bsmnn (Reprodução/Instagram)
Você também pode usar a bolsa em uma produção que harmonize com a cartela de cores do look! Ela funciona super bem tanto como peça complementar quanto como ponto de contraste.

Foto: Grece Ghanem (Reprodução/Instagram)
Aliás, falando em contraste, os tons de vermelho ficam incríveis com rosa — e uma boa ideia é finalizar o visual com botas no mesmo tom da bolsa para aquele match certeiro.
Você também vai gostar: Procurando scarpin vinho? Selecionamos modelos elegantes e estilosos

Foto: @momentsabloom (Reprodução/Instagram)
A saia de renda continua em alta, assim como o tricô cinza. Então, se você gosta dessas peças, que tal combiná-las em um look só? E claro, não esqueça da sua bolsa Y2K para arrematar com personalidade.

Foto: Ellie Robinson (Reprodução/Instagram)
Por fim, que tal apostar em um jeans pantacourt? Fashionista, meio polêmico — a gente sabe — mas a bolsa também é, né? Nem todo mundo ama o modelo, então tá tudo certo!
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Você também vai gostar
Fonte: Steal the Look