Depois de A$AP Rocky, Travis Scott: como a Essilor-Luxottica está orientando a Ray-Ban e a Oakley para o mundo do hip-hop

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



3 de julho de 2025

Para assinalar o seu 50.º aniversário, a Oakley continua a aproximar-se do hiphop, associando-se a uma nova celebridade. A marca de vestuário esportivo, que revelou recentemente uma colaboração com a marca de running de vanguarda Satisfy, recrutou Travis Scott como “chefe visionário”. A nomeação do rapper segue-se à inclusão dos produtos da marca no seu guarda-roupa ao longo dos últimos anos, em torno do seu álbum Utopia, que ultrapassou os 4 bilhões de streams há um ano. A digressão, intitulada “Circus Maximus”, apresentou os modelos de óculos da Oakley e despertou um interesse renovado do público pelos mesmos.

O rapper Travis Scott ostenta óculos escuros Oakley
O rapper Travis Scott ostenta óculos escuros Oakley – Oakley

Como parte da parceria, Travis Scott e a sua marca Cactus Jack trabalharão com as equipes da Oakley para criar novas campanhas e reinventar modelos do catálogo clássico da Oakley. Ambas as partes também desenvolverão novos designs de óculos e lançarão criações colaborativas de vestuário.

“Este é apenas o começo”

Comentando a parceria, o presidente global da Oakley afirmou: “O dia de hoje assinala um marco ousado na história da Oakley, pois temos a honra de dar as boas-vindas a Travis Scott como diretor Visionário, um título que evoca criatividade, convicção e impulso para dar origem a algo não apenas diferente, mas definidor”.

O rapper nascido em Houston afirmou: “O que me inspira é o que as pessoas pensam ser impossível. Trata-se de mudar a cultura e repensar as ideias para ver até onde podem ir. O nível de design da Oakley é excepcional, eu tinha de fazer parte dele. Estamos construindo algo que faz a ponte entre o passado e o futuro. Isto é apenas o começo”.

Longe de ser uma iniciativa isolada, a Oakley segue, de fato, os passos da marca Ray-Ban, também propriedade do grupo EssilorLuxottica. A marca americana está agora sob a direção artística do rapper nova-iorquino A$AP Rocky. Este apresentou a sua coleção “Blacked Out” em abril passado.

Entre o hiphop e a inovação tecnológica

Ainda antes destas contratações, o grupo franco-italiano surpreendeu o mundo da moda e do streetwear de luxo ao adquirir a marca Supreme em 2024 por 1,4 bilhão de euros. As potenciais ligações entre as marcas do grupo e a marca americana, conhecida pelas suas colaborações, são cada vez mais evidentes, uma vez que Leonardo Maria del Vecchio, herdeiro do grupo italiano, gosta de aparecer ao lado de estrelas com hoodies Supreme.

Mas o gigante do setor não está colocando todas as suas forças no mesmo lugar. Para além da sua abordagem hiphop, a Supreme é também pioneira em tecnologia e inovação. Pioneiro, com a Ray-ban, no desenvolvimento de óculos conectados, o grupo sofreu um revés no primeiro lançamento do produto com o Meta. Mas o grupo conseguiu convencer os consumidores e as vendas dos seus óculos conectados têm aumentado nos últimos dois anos.

Kylian Mbappé e Patrick Mahomes
Kylian Mbappé e Patrick Mahomes – Oakley

Tanto assim é que o grupo renovou recentemente o seu acordo com a Meta. Estes modelos, cujo preço varia entre 329 e 409 euros, podem traduzir as palavras de um interlocutor utilizando o assistente de IA da Meta, tirar fotografias e vídeos e analisar elementos no campo de visão.

Em julho, a Oakley prepara-se para lançar os seus primeiros modelos de óculos conectados, os Oakley Meta HSTN, que a marca promete ter funções especialmente adaptadas aos desportistas, como a influência do vento no seu swing de golfe ou as previsões meteorológicas para o surf ou ciclismo.

Para o lançamento, não é (ainda) Travis Scott que protagoniza a campanha, mas dois astros futebol: o campeão do mundo Kylian Mbappé e o três vezes MVP do Super Bowl Patrick Mahomes, ambos também ligados ao mundo do rap.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia