Desfiles masculinos: as dez tendências da primavera-verão 2026

Publicado em



3 de julho de 2025

A moda masculina volta a estar no centro das atenções para a primavera-verão de 2026. Apesar de um contexto econômico e geopolítico que se agrava a cada dia que passa, os criadores enviaram uma mensagem de otimismo para as passarelas de Florença, Milão e Paris, sob a forma de um sopro de ar fresco com a volta de uma paleta vibrante. O desejo de suavidade e de sonho impregnou as coleções, sendo o “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry a nova musa da 3.Paradis e da KidSuper. A facilidade é a chave do guarda-roupa apresentado nesta edição das Semanas da Moda Masculina, que decorreram de 17 a 29 de junho, com peças frescas, mas com estilo e refinadas através de texturas artesanais, que vestimos sem pensar muito, arregaçando as mangas dos casacos e das camisas para um look mais descontraído. Dos casacos desestruturados e sem forro às calças flutuantes, passando pelas polos vintage com decote em V, os criadores criam silhuetas fluidas e arejadas, concebidas para fazer face ao calor, utilizando tecidos naturais e respiráveis.

1 Roupas resistentes ao calor

Zegna, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Com as temperaturas explodindo para cima de Florença a Paris, os criadores de moda parecem ter tomado a medida do aquecimento global, tornando os uniformes masculinos mais versáteis e polivalentes, com peças cada vez mais leves e com um forte acento estival. Todos os tipos de casacos desestruturados e flutuantes podem ser combinados com calças soltas e fluidas, calças mais elegantes com pregas ou mesmo calças retas e justas, bermudas ou outros calções, mantendo uma certa elegância. A tônica é colocada nos materiais impalpáveis em camadas finas: algodão, popelina, gaze, organza e seersucker, que está voltando, bem como texturas naturais como o cânhamo e o linho, que são onipresentes.

2 A vida no palácio

Dior Homme, primavera-verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Os homens procuram cada vez mais o conforto através de um vestuário loungewear, com um toque de classe próprio da socialite palaciana. No próximo verão, os pijamas e os roupões substituirão os ternos e os sobretudos, dizem a maioria dos estilistas, incluindo Dries Van Noten e Ziggy Chen. Por vezes, é apenas a típica camisa de algodão leve ou às riscas, com tranças, que se torna parte da silhueta do dia a dia (Dior, Hermès, Officine Générale), ou simples calças às riscas com cintura franzida, como na Louis Vuitton, enquanto a Saint Laurent as utiliza como bermudas. O casaco ou casaco/roupa de quimono de seda bordado também está a ganhando popularidade. Na Dolce & Gabbana, pode encontrar pijamas em absolutamente todas as peças. A Amiri faz casacos e roupões de seda ou cetim bordados e porta-chaves com borlas para hotéis de 5 estrelas, enquanto a Rowen Rose concebeu um guarda-roupa para uma viagem de fitness a um resort de luxo, com roupões e casacos em tecido de tapete de banho.

3 Riscas

Junya Watanabe, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

As riscas estão invadindo as passarelas e as ruas. Riscas de tênis, riscas de pijama, riscas de marinheiro, riscas multicoloridas, riscas pretas e brancas, riscas verticais, riscas horizontais, riscas finas, riscas largas – estão em todo o lado, apoderando-se de todas as peças do guarda-roupa: ternos de banqueiro em lã ou linho, camisas clássicas, calças, coletes, malhas, t-shirts e até roupa de banho.

4 Cuecas

Prada, primavera-verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Depois das mulheres, é a vez dos homens ousarem usar cuecas! E a Prada arrisca-se com um modelo ligeiramente retrô, em que os shorts de lona se tornam ligeiramente folgados, juntando-se nas coxas como um bloomer de bebê. Já muito em voga há várias estações, os calções são agora um acessório permanente nos guarda-roupas de verão, mas com proporções cada vez mais reduzidas. Parecem mesmo fatos de banho vintage, ultra-curtos, justos e com riscas ou estampados dos anos setenta. Wooyoungmi propõe-lhe uma versão de body estilo anos 20. A CREOLE opta por sungas.

5 Explosão de cor

Craig Green, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

As cores neutras, clássicas e naturais continuam a dominar as coleções masculinas, tal como a tendência pastel. Mas uma inesperada onda de cor está entrando nos guarda-roupas de verão. Quer seja através de peças deliberadamente de cores vivas que animam um visual algo austero, ou através de blocos de tonalidades vivas artisticamente combinadas, com o amarelo dourado ou amarelo vivo, vermelho, turquesa, verde relva, rosa e azul elétrico liderando o grupo.

6 O top/casaco de nylon

Saint Laurent, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

A leveza do nylon e dos tecidos técnicos é explorada pelos criadores de moda para criar conjuntos impalpáveis que mal se sentem na pele. Este material é utilizado em ternos de para-quedas (Pronounce, KidSuper). Vários criadores também estão pegando o clássico corta-vento e o transformando em um top ou camisa, como em Saint Laurent e David Catalàn, ou em um casaco, como na Bluemarble. Os sobretudos de nylon ultra-leves também estão por todo o lado. Úteis em caso de chuva improvisada.

7 O decote em V

Ami Paris, primavera-verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Com o seu toque vintage, o decote em V está de novo em alta, muitas vezes com um decote profundo. Desde o casaco de lã em losango de Ami Paris ao top de voile transparente de Rick Owens, a polo/vareuse da Officine Générale à malha de croché de Sean Suen e às t-shirts de manga comprida com golas desabotoadas de Bluemarble, Auralee e Wales Bonner. Sem esquecer do pulôver com decote em V reavivado pela Prada e muitas outras grifes .

8 O casaco de malha encolhido

Fiorucci, primavera-verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Em perfeita sintonia com a gola em V, um fio preppy percorre as coleções masculinas com polos e cardigãs. Mas estes clássicos são, na maioria das vezes, reinterpretados com um toque de humor, em uma versão encolhida. As malhas e os coletes são propostos em versões justas e ajustadas. Exemplos: Fiorucci, Egonlab, Sean Suen e Camperlab.

9 Calças 3 em 1

3 Paradis, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

O jogo de multiplicação e de sobreposição de peças de vestuário prossegue sem parar, entre estratificações e construções trompe-l’œil. Os casacos e as malhas são divididos em dois, enquanto os calções que sobressaem das calças e são usados com cintura baixa são agora essenciais, tendo mesmo sido adotados pelas grifes de moda de luxo. Para alguns, como a Egonlab, as meias podem ser usadas em três. Mas o must-have do próximo verão são as calças três em um, como na Fiorucci e na 3.Paradis, onde quatro calças podem ser usadas umas sobre as outras, ou na Simon Cracker, onde as calças múltiplas se transformam em macacões.

10 Chinelos

Hermès, primavera/verão 2026 – ©Launchmetrics/spotlight

Enquanto Zegna e Craig Green desfilaram os seus modelos descalços, a maior parte dos estilistas desta temporada privilegiou o modelo de calçado mais simples do mundo, os chinelos, que naturalmente se apresentam nos materiais e versões mais luxuosos, como visto na Hermès, Louis Vuitton, Prada e outras. Os chinelos e outras sandálias de praia são totalmente discretos, mesmo quando combinados com um terno de trabalho. O estilo não podia ser mais descontraído, com modelos para pessoas autoconfiantes, também disponíveis em mules, chinelos, sapatilhas e até salomés com um aspecto de sandália infantil.

Este artigo é uma tradução automática.
Click here to read the original article.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia