Dior escolhe a Villa Albani como cenário para próximo desfile Cruise

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



14 de maio de 2025

A Dior escolheu a Villa Albani Torlonia, em Roma, como cenário para o seu próximo desfile Cruise, o mais recente local histórico selecionado pela diretora criativa Maria Grazia Chiuri para apresentar a coleção.

Vista aérea da Villa Albani Torlonia, em Roma, o espaço neoclássico escolhido pela Dior para o seu desfile Cruise 2026
Vista aérea da Villa Albani Torlonia, em Roma, o espaço neoclássico escolhido pela Dior para o seu desfile Cruise 2026 – Getty Images

O desfile será realizado na terça-feira, 27 de maio, no interior deste vasto complexo arquitetônico do século 18, construído para acolher a coleção de arte do cardeal Alessandro Albani, que inclui uma magnífica coleção de estátuas antigas gregas e romanas.
 
Os famosos jardins geométricos da Villa Albani Torlonia oferecem uma vista maravilhosas das montanhas Sabinas e das colinas Albanas, tornando-a um destino privilegiado durante o Grand Tour, o famoso itinerário cultural de jovens aristocratas dos séculos 18 e 19 em busca de conhecimento.

Interior da Villa Albani Torlonia. com a sua coleção de arte clássica
Interior da Villa Albani Torlonia. com a sua coleção de arte clássica – © Massimo Listri/Fondazione Torlonia

No ano passado, Chiuri escolheu o castelo de Drummond (cujos jardins são conhecidos como a Versalhes da Escócia) como cenário para a coleção Cruise “Celtic Posh Punk” da Dior.
 
A Villa Albani Torlonia pertence à família Torlonia desde 1866, que a preservou intacta até ao século 21. O acesso à villa pode ser realizado apenas mediante agendamento e é proibido fotografar, tornando a escolha deste local um feito para a Dior. A família Torlonia, uma das mais proeminentes de Roma, acumulou uma enorme fortuna no século 19 gerenciando as finanças do Vaticano.

Modelos durante o desfile Cruise da Christian Dior no castelo de Drummond, na Escócia, em 3 de junho de 2024
Modelos durante o desfile Cruise da Christian Dior no castelo de Drummond, na Escócia, em 3 de junho de 2024 – © Reuters

“Esta extraordinária villa, um tesouro secreto repleto de maravilhas antigas, abrirá excecionalmente as suas portas pela primeira vez para acolher o desfile Cruise 2026 da Dior. A elegância dos designs imaginados por Maria Grazia Chiuri brilhará neste berço excepcional do neoclassicismo”, declarou a Dior em comunicado.
 
Chiuri nasceu em Roma e cresceu no bairro de alta burguesia de Parioli, perto da Villa Albani Torlonia, na Via Salaria. Antes de ingressar na Dior em 2016, trabalhou durante 17 anos em Roma para duas famosas marcas locais, Fendi e Valentino, onde foi codiretora criativa.

Maria Grazia Chiuri
Maria Grazia Chiuri – © Alique, courtesy of Christian Dior

Este será o seu primeiro desfile em Roma, embora no início deste ano tenha apresentado uma exposição sobre mulheres viajantes do século 19 na Biblioteca Apostólica do Vaticano.
 
A notícia chega em um momento de especulações de que este pode ser o último desfile de Maria Grazia para a Dior. No mês passado, Bernard Arnault, presidente e CEO da LVMH, proprietária da Dior, anunciou que Jonathan Anderson, ex-diretor criativo da Loewe, outra marca da LVMH, substituirá Kim Jones como designer de moda masculina da Dior. Anderson apresentará o seu primeiro desfile para a maison em junho.
 
Acredita-se que este é o primeiro passo antes de Anderson assumir o controle total do design da Dior, uma das marcas de moda mais famosas do mundo, fundada em 1946 em Paris por Christian Dior.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia