DSquared2: “Violação grave do contrato por parte da Staff International”

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



3 de abril de 2025

Parece que uma intensa batalha legal entre a DSquared2 e a OTB está prestes a começar. A marca de moda dos irmãos Dean e Dan Caten disse em uma nota que houve “graves violações contratuais” por parte do licenciado Staff International em resposta à rescisão do contrato dois anos antes. A marca contratou o escritório de advogados Legance para rebater judicialmente as alegações feitas pela plataforma de produção-logística do grupo de moda e luxo OTB, sediado no Veneto, Itália.

Dean e Dan Caten
Dean e Dan Caten – Giampaolo Sgura

No sábado, 28 de março, a marca dos gêmeos ítalo-canadenses Caten tinha anunciado unilateralmente a rescisão imediata do seu contrato de licença com a Staff International S.p.A., a plataforma de produção e logística das marcas do grupo italiano OTB (Only The Brave) do empresário de Vicenza, Renzo Rosso. O acordo de licença de produção-distribuição tinha sido renovado em 2010 (antes da sua data natural de expiração com a primavera-verão de 2012) por mais 17 anos, devendo assim expirar dentro de dois anos, em 2027. Seis horas mais tarde, a Staff International anunciou que considerava não estarem reunidas as condições legais para uma rescisão antecipada, levando a DSquared2 à justiça.
 
Mas, na manhã de quinta-feira, 3 de abril, a DSquared2 emitiu um novo comunicado justificando a sua ação, falando de irregularidades. “Esta decisão cuidadosamente ponderada, tomada com o apoio do escritório de advogados Legance, segue-se a várias violações contratuais graves por parte do licenciado e reflete o compromisso da marca em proteger os seus valores, tradição e excelência que sempre a definiram”, explicou a DSquared2 em comunicado.

“Com a rescisão do seu acordo de licenciamento com a Staff International e com o multimilionário Renzo Rosso, a Dsquared2 está aproveitando as suas raízes para moldar o futuro e entrar em um novo momento, caracterizado pela independência estratégica, criativa e operacional”, continuou a marca sediada em Milão.
 
A marca de Dean e Dan Caten “entra agora numa nova era”, explica a empresa, cuja mudança “também reforça o desejo dos fundadores de honrar e aperfeiçoar os valores de autonomia e autenticidade no centro da celebração do 30.º aniversário da Dsquared2 em fevereiro”, continua o comunicado.
 
Contactada pelo FashionNetwork.com, a Staff International reagiu. “Em relação a outras informações divulgadas hoje pela DSquared2 na imprensa, a Staff International contesta a existência de violações do seu atual contrato de licença com a Grascoe Holdings Limited, a Dsquared2 Trademarks Limited e os designers Dean e Dan Caten”, informou a OTB.
 
A Staff International “reitera que já entrou com uma ação judicial junto do Tribunal de Milão precisamente para que se verifique que o acordo de licença continua em vigor e que foram a Grascoe Holdings Limited e os designers Dean e Dan Caten (e não a Staff International) que não o cumpriram”. Além disso, a entidade de distribuição-logística do grupo de Renzo Rosso salienta uma questão do comunicado de imprensa da DSquared que considerou desagradável: “Além disso, salientamos que a participação de Renzo Rosso na nota divulgada à imprensa pela DSquared2 é completamente descabida, uma vez que Renzo Rosso não é parte no acordo de licença (estipulado exclusivamente pela Staff International)”, afirma a marca italiana.

Fundada em 1976, a Staff International é um ecossistema multi-serviços. Eisuma fotografia da sua sede
Fundada em 1976, a Staff International é um ecossistema multi-serviços. Eisuma fotografia da sua sede – OTB

Voltando a Dean e Dan Caten, os irmãos referem na sua nota que a Dsquared2 é um testemunho de tenacidade, uma vez que cresceram no Canadá em lares de acolhimento e casas de grupo, superando uma educação de exploração mental e física por parte das autoridades e tutores. Por isso, “criaram a Dsquared2 como um monumento à autossuficiência e ao espírito de luta que abriram caminho para a liberdade que encontraram através das suas carreiras na moda”, afirmam.
 
“Trazer a produção e a distribuição para dentro de casa é um movimento, causado por repetidas violações contratuais, que foi transformado num quadro para uma nova estratégia, alimentando uma evolução dos valores que têm guiado a Dsquared2 desde o início”, continua a marca de 30 anos. “Em uma indústria muitas vezes impulsionada por dinâmicas impessoais, a marca prepara-se para recuperar a sua voz e reafirmar uma filosofia de moda que fala por si”.
 
A partir da pré-coleção de primavera-verão 2026, o Grupo Dsquared2 irá, portanto, supervisionar diretamente a produção e distribuição. “Esta nova fase é apoiada por equipes dedicadas, conselheiros de confiança e base financeira sólida, uma evolução alimentada pela coragem, clareza e ambição a longo prazo”, afirma a marca de moda e luxo.
 
“Não estamos simplesmente protegendo uma empresa. Estamos protegendo o nosso sonho, o nosso legado. E estamos fazendo isso com honestidade, com pureza e com o maior respeito por aqueles que estão nesta jornada conosco”, concluíram Dean e Dan Caten no comunicado.
 
Um assunto a ser acompanhado de perto.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia