Publicado em
8 de setembro de 2025
Este outono promete ser um acontecimento excepcional para os entusiastas da moda. Pela primeira vez, os nomes de Azzedine Alaïa e Christian Dior serão reunidos numa mesma exposição dupla, tendo o primeiro sido um grande admirador do segundo e colecionador de cerca de 600 peças do inventor do New Look. Esta herança será valorizada no final do ano através de uma parceria única entre La Galerie Dior e a Fundação Azzedine Alaïa.

Apaixonado pela alta-costura e pela história da moda, o estilista nascido na Tunísia constituiu uma coleção incrível, que começou em 1968, quando a casa de moda de Cristóbal Balenciaga fechou, e da qual conseguiu recuperar alguns modelos importantes. Ao longo de quase meio século, reuniu mais de 20 mil peças de alguns dos mais prestigiados costureiros, desde os pioneiros da alta costura, como Worth, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Madame Grès, Paul Poiret, Gabrielle Chanel, Madeleine Vionnet e Elsa Schiaparelli, até aos contemporâneos, como Jean Paul Gaultier, Comme des Garçons, Alexander McQueen, Thierry Mugler e Yohji Yamamoto. Esta coleção notável foi apresentada em 2023 numa exposição no Palais Galliera.
Desde o início da sua carreira, Azzedine Alaïa inspirou-se no célebre couturier parisiense, e foi na sua casa, na altura dirigida por Yves Saint Laurent, que aterrou quando chegou a Paris, ainda que não tenha podido aí permanecer devido a problemas administrativos. “Depois de ter trabalhado para a Dior durante alguns dias em 1956, tem boas recordações dos exigentes ateliers da Avenue Montaigne”, declarou a marca em comunicado. A Dior ocupa um lugar especial na rica coleção do estilista, detida pela Fundação Azzedine Alaïa, com cerca de 600 peças, muitas das quais criadas por Christian Dior.
De 20 de novembro de 2025 a 3 de maio de 2026, a casa de moda propriedade da LVMH irá expor mais de uma centena delas pela primeira vez em La Galerie Dior, o museu instalado na sua loja principal na Avenue Montaigne. Por seu lado, a Fundação Azzedine Alaïa irá expor no seu espaço parisiense, de 1 de dezembro de 2025 a 3 de maio de 2026, cerca de 30 modelos Christian Dior desta preciosa coleção, juntamente com outras tantas criações de Azzedine Alaïa.
Estes modelos de Christian Dior “testemunham a busca incessante que Azzedine Alaïa nunca deixou de cobiçar. Na sua busca pelos mistérios dos vestidos e das estruturas delicadas que fazem ‘levantar’ os saiotes vaporosos, reuniu habilmente os objetos dos seus devaneios de adolescente”, explica o historiador Olivier Saillard, curador desta dupla exposição em colaboração com Gaël Mamine.
“Esta dupla exposição oferece uma nova leitura da história da maison Dior através do olhar de um colecionador perspicaz, ao mesmo tempo que revela a interação entre Christian Dior e Azzedine Alaïa”, conclui a marca da Avenue Montaigne.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network