Uma empresa da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se tornou palco de um marco histórico na luta contra a violência de gênero. A Versátil Andaimes e Escoramentos, sediada em Colombo, recebeu na última quinta-feira (20) a primeira certificação do país por Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós PorElas (NPE).
A cerimônia, realizada na sede da empresa, destacou duas iniciativas pioneiras: a criação de um comitê feminino para abordar possíveis vítimas e a implementação de uma política interna com Protocolo de Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência.
Neide Sosvianin, fundadora da Versátil, enfatizou o compromisso social da empresa: “Cada empresário e empresária, independente do tamanho da empresa, pode fazer um pouco para combatermos essa chaga que é a violência contra as mulheres. É uma demonstração de cuidado com colaboradores e sociedade, isso impacta nos negócios e em seus resultados”.
A certificação, lançada em julho de 2024, classifica as empresas em níveis bronze, prata, ouro ou platina, incentivando a adoção de práticas progressivas no combate à violência de gênero.
Dados alarmantes reforçam a importância da iniciativa. Em 2024, o Paraná registrou 20.592 casos de violações de direitos de mulheres, com 3.103 denúncias formalizadas. Em Curitiba, foram 5.054 violações e 957 denúncias, enquanto Colombo registrou 579 violações e 112 denúncias.
Leandre Dal Ponte, Secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, ressaltou a importância da certificação. “Isso mostra que nossas ações têm força para serem implementadas não somente em órgãos de Estado ou instituições públicas, mas também na iniciativa privada”.
A Versátil, com 240 funcionários (190 homens e 50 mulheres), implementou programas de conscientização, políticas de equidade e parcerias estratégicas para promover um ambiente de trabalho seguro e inclusivo.
Natalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós Por Elas, destacou a gravidade da situação no país. “O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres só por serem mulheres. Com esse dado assustador, esse diálogo com a comunidade, homens e mulheres, é fundamental para revertermos esse quadro”, enfatizou.

FUJAM!!!
Nuvem gigante típica de tempestade impressiona no Paraná

Opções boas!
Este bairro de Curitiba tem opções barateza de gastronomia!

Caçador de Boteco!
Bar em Curitiba é famoso por ganhar concursos de gastronomia!

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Fonte: Tribuna PR