Publicado em
27 de fevereiro de 2025
O programa Brazilian Footwear apresentou 34 marcas brasileiras de calçados em três feiras especializadas nos Estados Unidos, registrando negócios de mais de 5,7 milhões de dólares, segundo relatório da Abicalçados, que promove a iniciativa de incentivo à internacionalização em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Carla Giordani, da Área de Negócios da Abicalçados, acompanhou as ações nos Estados Unidos. Segundo ela, a procura por calçados brasileiros está crescendo no mercado norte-americano. “As feiras locais são essenciais para posicionar as marcas brasileiras e estreitar o relacionamento com os compradores do principal mercado do mundo para o nosso produto”, afirma. No primeiro mês do ano, segundo dados da Associação, os Estados Unidos importaram 1,13 milhão de pares brasileiros, 4,2% a mais que no mesmo mês de 2024.
Um grupo de cinco marcas brasileiras estará presente na feira Magic, em Las Vegas, de 10 a 12 de fevereiro. As empresas tiveram mais de 150 contatos com compradores dos Estados Unidos, México e países da América Central.
Segundo relatório da Abicalçados, o evento deve gerar cerca de 796 mil dólares em negócios, com a venda de 29,3 mil pares de calçados. A representante da Carrano nos Estados Unidos, Nilsara Piereke, diz que a feira tem registrado um aumento no número de compradores e um alto nível de interesse. “Na feira, recebemos compradores de grandes redes dos Estados Unidos e do México, o que foi uma grata surpresa. “Além disso, tivemos compradores importantes do Canadá e de Porto Rico.”
A segunda parada foi no Atlanta Shoe Market, a principal feira do setor na América do Norte. 21 marcas brasileiras participaram do evento, que aconteceu entre 15 e 17 de fevereiro. De acordo com o relatório oficial, o evento gerou mais de 2,5 milhões de dólares com a venda de 74.400 pares de sapatos.
Durante o evento, empresas brasileiras receberam 177 compradores dos Estados Unidos e países da América Central. O gerente de exportação da Pegada, Alex Engelmann, destaca que a feira é o principal evento da empresa no mercado americano. “Participamos do Atlanta Shoe Market há quatro anos e acredito que é a feira ideal para intensificar contatos e posicionar a marca no mercado norte-americano. “É uma feira que os brasileiros precisam comparecer”, afirma.
Para fechar o circuito de feiras nos Estados Unidos, a Magic New York foi realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro com 11 marcas. Segundo o relatório da Abicalçados, esta deve gerar, entre negócios realizados e projetados, a exportação de 230.530 pares de calçados, totalizando 2,38 milhões de dólares em negócios. No total, foram realizados 92 contatos com compradores dos Estados Unidos e da América Central.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network