Encontro de blocos encerra pré-carnaval de Curitiba. Veja vídeo

Um encontro de pelo menos 16 blocos encerram na noite desta sexta (28) o pré-carnaval de Curitiba. A folia levou milhares de pessoas para a Praça João Cândido, no bairro São Francisco.

Leia mais

A vez das escolas de samba

O carnaval de Curitiba na Avenida Marechal Deodoro vai bombar para todas as idades. Na tarde de sábado (1º), a festa começa com o baile infantil (14h às 17h), animado pela Banda do Polakinho. A partir das 18h, os blocos carnavalescos começam a se apresentar na Rua Marechal Deodoro, com os blocos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores.

À tarde, a festa continua com o baile infantil (14h às 17h), animado pela Banda do Polakinho. A partir das 18h, os blocos carnavalescos começam a se apresentar na Rua Marechal Deodoro, com os blocos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores. À noite, o grande desfile começa com o Grupo Especial das escolas de samba a partir das 21h10, com a seguinte ordem: Leões da Mocidade (21h10), Enamorados do Samba (22h30), Deixa Falar (23h50), Mocidade Azul (00h30) e Acadêmicos da Realeza (1h50). No domingo (2), O Grupo de Acesso toma a avenida a partir das 21h45, com as seguintes escolas de samba: Imperatriz da Liberdade (1h00), Vai na Fé (21h45) Asas de Prata (22h30),Os Internautas (23h15) e Embaixadores da Alegria (00h00). Antes, na Avenida Marechal Deodoro, à tarde, o Baile Infantil retorna (15h às 17h), seguido dos desfiles dos blocos Segura o Curitiba, Ela Pode Ela Vai, Pífanos de Curitiba e Pretinhosidade, a partir das 19h.

Como os blocos começaram em Curitiba

No longínquo ano de 1999, uma provocação lançada num programa de rádio acabou sendo o estopim para o surgimento do mais tradicional bloco carnavalesco de Curitiba, o Garibaldis & Sacis. E a história do bloco, que neste ano celebrou 26 anos de folia, e o crescimento do pré-Carnaval como um todo são também um importante elemento que evidencia o fortalecimento da festa popular na capital paranaense.

“Soltaram no rádio essa de que aqui em Curitiba parecia não ter Carnaval e aí o Itaércio, que foi um dos fundadores do Garibaldis, ao ouvir isso, falou ‘pera aí, mas se isso for verdade, o que nunca foi, é porque talvez as pessoas não sejam preparadas para o Carnaval. Então bora fazer um pré-Carnaval, porque quando chegar o Carnaval daí as pessoas vão estar preparadas para receber os quatro dias da festa do Momo”, conta Marcel Cruz, que é hoje um dos responsáveis pelo Garibaldis.

De início, o que houve foi um encontro entre amigos (cerca de 17 pessoas), que se reuniam na frente do Saci Bar e depois partiam até a Praça Garibaldi. O trajeto, inclusive, explica o nome do grupo. “Quem olha agora acha que sempre foi assim, mas não foi. Tiveram anos que o Itaércio, estava ele e uma caixinha, subindo e descendo o Largo da Ordem. Inclusive o horário do Garibaldis era no horário da feira para ter gente. A adesão foi acontecendo aos poucos. E essa adesão, ela só tornou esse boom a partir de 2009, 2010.”

E o que explica, afinal, essa explosão? Segundo Marcel, o advento das redes sociais, o que permitiu a divulgação da folia sair do boca a boca e ir para bocas e bocas. “A partir dali a coisa tomou outra dimensão. A gente tem coisas hoje que há 10 anos eram impensáveis. Sexta-feira vamos ter o encontro dos blocos, e eu marquei 20 blocos na postagem. Então assim, a gente tem no mínimo 20 blocos ativos na cidade. E o pré-Carnaval deste ano, pelo menos nas saídas dos Garibaldis, foi tudo muito gostoso, muito legal e com muito mais gente. O próprio bloco cresceu. No grupo do Garibaldis temos 180 pessoas, mas tocando mesmo são cerca de 100 pessoas. É muita gente”, celebra Marcel.

O post Encontro de blocos encerra pré-carnaval de Curitiba. Veja vídeo apareceu primeiro em Bem Paraná.



Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia