Por
Adnkronos
Publicado em
7 de outubro de 2025
A Nikon, fabricante japonesa de equipamentos fotográficos, anunciou que a EssilorLuxottica, importante fabricante francesa de óculos de grau e proprietária da marca de óculos de sol Ray-Ban, se tornou a sua principal acionista, detendo mais de 10% do capital com direito a voto.

De acordo com o anunciado pela Nikon, a EssilorLuxottica obteve autorização para aumentar a sua participação na Nikon até 20%, ao abrigo da lei cambial japonesa.
A Nikon fabrica câmeras, lentes e equipamentos de litografia utilizados na fabricação de chips, produtos considerados críticos para a segurança nacional. As empresas estrangeiras com uma participação de pelo menos 10% em empresas japonesas que operam em setores-chave são obrigadas a se submeter a uma triagem nos termos da Lei de Câmbio.
A participação da EssilorLuxottica na Nikon aumentou de 9,62% para 10,75%. A Nikon e a EssilorLuxottica colaboraram em vários projetos, incluindo a criação conjunta de um fabricante de lentes para óculos em 2000. “Mantivemos uma relação amigável e colaborativa durante muitos anos”, afirmou a Nikon em comunicado.
Fonte: Fashion Network