O volante Sebástian Gómez, 28 anos, está se adaptando à sua nova função no Coritiba. Em entrevista coletiva, nessa quinta-feira (dia 8), o jogador foi perguntado sobre a posição de ‘camisa 8’, termo usado pelo técnico do Coritiba, Mozart, para descrever o papel do colombiano em campo. O atleta respondeu que está aprendendo e citou a expressão ‘box to box’, usada pelos ingleses para o meio-campista que joga de ‘área a área’.
“Eu jogava na Colômbia de primeiro volante, mas em saúde física, também o professor me está utilizando de número 8, de box to box, onde consigo ir para o ataque, mas também consigo ser uma pessoa que ajude no defensivo. Então, estou crescendo, aprendendo e melhorando. Estou tentando jogar ali de número 8. Posso jogar qualquer posição de número 5, número 8 e para mim o mais importante é fazer o melhor para o time. Todo mundo aqui tem sua característica e acho que o professor está conseguindo encaixar o time”, declarou o jogador, que chegou ao Coritiba em 2023 e já soma 74 partidas pelo clube.
“Nessa posição estou aprendendo a jogar também, porque não é fácil jogar aqui no Brasil, mas todos os dias a gente tem que tentar melhorar. Eu acho que para mim todos os dias a gente cresce como jogador, como pessoa, e sempre para mim o mais importante é ter a atitude para poder dar o melhor e poder fazer o melhor para o grupo”, completou.
Sebá Gómez disse não ter preferência em ser primeira volante (camisa 5) ou segundo volante (camisa 8). “Acho que, para mim, tanto faz. O mais importante é dar o seu melhor onde o professor toma a decisão. O Mozart gosta que eu jogue de número 8. E, na verdade, eu gosto também de fazer essa ida e volta. E tem que fazer uns gols. Eu me cobro muito também, tem que fazer gols. Mas tanto faz, tanto faz. Posso jogar do número cinco, posso jogar do número oito, e para mim o mais importante é que o grupo possa melhorar, que um possa aportar suas características para o grupo e que tente melhorar”, comentou.
“Onde o professor, o treinador, acredite que posso me desenvolver melhor, vou dar meu melhor. Posso errar? Posso. Todo mundo erra, e a verdade, cara, nos cobramos muito pelos erros. mas de que vamos ser profissionais, de que vamos dar o melhor, isso nunca vai faltar, acho que para mim”, concluiu o colombiano.
Esquema tático
Mozart começou a temporada no esquema tático 4-1-4-1, com um volante fixo (normalmente Filipe Machado). A linha de quatro tinham dois jogadores de área a área (Sebá Gómez pela esquerda e normalmente Matheus Bianqui pela direita). Depois, o treinador testou o 4-2-3-1 e acabou usando esse formato na Série B.
No 4-2-3-1, Sebá Gómez é o volante da esquerda, mas com bastante liberdade ofensiva e muita contribuição defensiva. Já Filipe Machado é o volante pelo lado direito e fica mais próximo dos zagueiros, usando lançamentos para ajudar na construção. A linha de três é formada por um meia ofensivo centralizado (Josué) e dois extremos (meias ofensivos pelos lados do campo ou ‘pontas’).
O post ‘Estou aprendendo’, diz Sebá Gómez, sobre função ‘box to box’ no Coritiba apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná