O presidente Donald Trump disse hoje que os Estados Unidos podem deixar as negociações para um cessar-fogo na Ucrânia se as partes envolvidas no conflito dificultarem o acordo.
Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, o líder americano disse que “vamos deixar passar” a tentativa de acabar com a guerra na Ucrânia caso os governos de Moscou e Kiev tornem muito difícil encerrar o conflito, mas enfatizou que não queria afirmar que estava desistindo das negociações.
“Vamos resolver isso, idealmente. Se, por algum motivo, uma das duas partes tornar isso muito difícil, nós simplesmente vamos deixar passar. Esperamos que não seja necessário chegar a esse ponto”, disse Trump durante coletiva.
Horas antes da fala de Trump, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, cogitou a possibilidade dos EUA abandonarem as negociações para o fim do conflito por falta de avanços significativos, após reuniões em Paris com representantes europeus e da Ucrânia.
“Precisamos determinar nos próximos dias se [uma trégua] é viável. Se não for possível, teremos que seguir em frente. Os Estados Unidos têm outras prioridades”, disse Rubio a jornalistas. “O presidente norte-americano Donald Trump passou 87 dias no mais alto nível de seu governo multiplicando os esforços para pôr fim a esta guerra, após ter dado 100 dias aos seus enviados para alcançar esse objetivo”.
Fonte: Valor