Nesta segunda-feira (24), a Assembleia Legislativa do Paraná foi palco do evento “Liberdade de Expressão e Cerimônia de Posse da Diretoria da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (FENIA)”. A iniciativa reuniu juristas, parlamentares e representantes da advocacia para discutir os desafios e limites da liberdade de expressão no Brasil.
O evento foi marcado por um consenso entre os participantes: a necessidade de garantir que a liberdade de expressão continue sendo um pilar da democracia brasileira, sem abrir espaço para abusos ou censura.
Em seu discurso de posse como presidente da FENIA, o advogado Tarcísio Kroetz ressaltou que o controle sobre redes sociais é um desafio urgente: “Precisamos de maior transparência, regulamentando as redes sociais para permitir a manifestação de opiniões e defender a liberdade de imprensa”.
+ Leia mais: Alep recebe projeto que dará novo uso para pedreira desativada na Grande Curitiba
O evento ocorreu em um momento de intensos debates sobre o tema, impulsionados por recentes bloqueios de perfis de veículos de comunicação em
redes sociais. Em janeiro, as contas da Revista Timeline foram removidas das
plataformas X, Instagram e YouTube, sem uma justificativa oficial divulgada pelo
Supremo Tribunal Federal (STF).
Para Guilherme Brenner Lucchesi, presidente do Instituto dos Advogados do
Paraná, a advocacia tem um papel essencial na garantia da democracia. “Não
existe democracia sem advocacia, pois são os advogados que garantem que a
população tenha sua voz ouvida pelos poderes constituídos”.

Sem abusos
O desembargador eleitoral Julio Jacob Junior destacou a importância do debate
equilibrado: “O que está em xeque não é a liberdade de expressão, ela continua
existindo e precisa ser garantida, mas os abusos devem ser deliberados”.
De acordo com Lucchesi, há muito espaço para se falar o que se pensa, mas é preciso parcimônia na forma de expressão. “Diante das novas possibilidades de manifestação do pensamento principalmente com o advento das redes sociais, a justiça tem tentado encontrar formas de coibir abusos que existem mas nem sempre consegue acertar a justa medida para prevenção desses danos e acaba por invadir um campo muito perigoso da censura prévia”
+ Viu essa? Rodovia dos Minérios terá 13 viadutos em nova duplicação; veja detalhes da obra
Para o deputado Tito Barichello (União), autor da iniciativa, essa situação reflete um risco iminente de censura. “O Brasil caminha por um momento difícil, quando o meio de comunicação das redes sociais está para ser censurado. Já temos instrumentos legais para punir eventuais abusos, mas não podemos aceitar
censura”, afirmou.
A vereadora de Curitiba, Delegada Tathiana, reforçou a necessidade de resistência a qualquer ameaça: “A importância desse evento é demonstrar união e força, especialmente aqui no Sul do Brasil, onde temos a liberdade de expressão como uma das nossas pautas principais”.


FUJAM!!!
Nuvem gigante típica de tempestade impressiona no Paraná

Opções boas!
Este bairro de Curitiba tem opções barateza de gastronomia!

Caçador de Boteco!
Bar em Curitiba é famoso por ganhar concursos de gastronomia!

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Fonte: Tribuna PR