Fazenda Rio Grande terá um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) no bairro Santa Terezinha. O novo aparelho será de grande importância para o avanço do cuidado à saúde mental das crianças e adolescentes do município.

O Centro oferece serviço do SUS voltado a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, como o TEA, com grande impacto funcional, psicoses, depressão grave, risco de autoagressão, e situações complexas de sofrimento psíquico.

No local é feita avaliação diagnóstica ampliada e plano de cuidado; psicoterapia; acompanhamento medicamentoso quando indicado; oficinas terapêuticas; grupos para familiares/cuidadores; articulação escolar (orientações/planos de apoio); manejo de crise no território e matriciamento da Atenção Básica.
O CAPSi atenderá no formato porta aberta. Ou seja, o fazendense poderá procurar diretamente o serviço (demanda espontânea) ou chegar por encaminhamento da Atenção Básica, escolas municipais, assistência social, justiça ou urgência.

O novo espaço contará com 640m² em um amplo terreno de esquina. O investimento total passará dos R$2,1 Mi com verbas Federais e contrapartida do município. A previsão para a conclusão da obra é de um ano.






