Feira do Empreendedor 2025 mostra como unir negócios e responsabilidade socioambiental | ASN Paraná

A Feira do Empreendedor Sebrae, realizada em Curitiba, terminou neste domingo (14) com um saldo positivo não apenas em negócios e conexões, mas também em práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que marcaram o evento pela sustentabilidade e conscientização entre empreendedores, expositores e público.

Segundo Joelson Carvalho Jorge, consultor do Sebrae/PR, a feira mostrou na prática como é possível unir gestão, negócios e responsabilidade socioambiental.

“Toda a feira foi inventariada em relação às emissões de carbono, desde o deslocamento do público até o consumo de energia e a geração de resíduos. Com esses dados, será feita a compensação por meio da compra de créditos certificados, tornando o evento carbono neutro.”

O Sebrae/PR trabalhou tendo como meta alcançar a certificação Lixo Zero, engajando todos os núcleos, expositores, food trucks e áreas de alimentação. Para isso, a equipe recebeu treinamento específico para garantir o destino correto dos resíduos, priorizando reciclagem e compostagem.

Práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) marcaram o evento pela sustentabilidade e conscientização entre empreendedores, expositores e público. Foto: Inove.

“Não tivemos nenhum tipo de plástico descartável. Talheres foram de madeira de reflorestamento, copos de papel reciclável substituíram os de plástico, e embalagens também eram recicláveis. Até os crachás e cordões foram feitos de papel reciclado e voltarão para a reciclagem depois do evento”, detalha Joelson.

Entre as ações de economia circular, chamou a atenção o guarda-volumes, que disponibilizou sacolas feitas de lonas reaproveitadas de eventos passados, em uma iniciativa social que gerou renda e promoveu o reaproveitamento de materiais.

Ao longo dos quatro dias de feira, os visitantes tiveram acesso a autodiagnósticos ESG, palestras temáticas e receberam cerca de 2 mil mudas nativas do Paraná e adubos de compostagem, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia.

O psicólogo Anderson Felipe dos Santos Fagundes, de Ivaiporã, foi um dos visitantes que levou uma muda de bracatinga para casa.

Anderson veio de Ivaiporã e levou uma muda de bracatinga para casa. Foto: Inove.

“Em casa eu faço a coleta seletiva do lixo e também procuro fazer um consumo mais consciente de água e energia elétrica. Foi inspirador ver essa preocupação do Sebrae/PR. Acho que o planeta está precisando que cada um faça a sua parte”, declarou.

Os 10 food trucks da Feira foram preparados para o evento.

Todos os expositores e food trucks receberam um selo de sustentabilidade, que agora podem levar para outros eventos como marca de seu compromisso. Além disso, o Sebrae/PR disponibilizou um manual do expositor e do fornecedor, com orientações para a participação de maneira mais consciente.

Para Rebeca o treinamento oferecido pelo Sebrae para as empresas de food truck foi fundamental

A iniciativa foi aprovada por quem participou. A Di Fratelli Pizzaria, de Pinhais, por exemplo, esteve pela terceira vez na praça de alimentação e precisou seguir as exigências de sustentabilidade para se manter no evento. Para Rebeca Dantas, atendente do food truck, o treinamento oferecido pelo Sebrae foi fundamental.

“Apesar de seguirmos diretrizes de manejo do lixo bem rígidas na empresa, foi bom relembrar tudo, até para aplicarmos melhores práticas em casa também”, conclui Rebeca.

Fonte: Sebrae

Compartilhar esta notícia