Feira italiana deve gerar mais de 119 milhões de reais para calçadistas brasileiras

Publicado em



11 de setembro de 2025

A centésima edição da Micam Milano, uma das mais relevantes feiras internacionais do setor calçadista, contou com a participação de 80 marcas brasileiras. A presença nacional foi viabilizada pelo programa Brazilian Footwear, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Somente durante o evento, foram vendidos 433,2 mil pares, que resultaram em R$ 46 milhões em negócios imediatos. Com os contratos encaminhados, a expectativa é de que as exportações alcancem 1,28 milhão de pares, equivalentes a R$ 119,4 milhões.

Exposição da marca brasileira Savelli na Micam Milano
Exposição da marca brasileira Savelli na Micam Milano – Divulgação.

Para a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, a feira reforça o papel estratégico do Brasil no comércio internacional. Segundo ela, a edição deste ano atraiu compradores de todos os continentes e possibilitou quase mil contatos comerciais, metade deles inéditos. “A Micam Milano é fundamental para ampliar o leque de países atendidos pelo calçado brasileiro, consolidando e diversificando mercados”, avaliou.

A experiência de empresas participantes confirma essa tendência. A Savelli, que há uma década dependia principalmente do mercado norte-americano, reduziu essa concentração de 65% para cerca de 20% a 22% de suas exportações. Hoje, a marca atende mais de 50 países. A Calçados Beira Rio, por sua vez, vê na feira sua principal porta de entrada para a Europa, sem deixar de fortalecer laços com a América Latina e a Ásia.

Outras empresas, como a Killana, utilizaram a feira para reposicionar a marca no exterior. Com novo estande e estratégia voltada ao público europeu, a companhia abriu doze novos clientes em países como Alemanha, França, Ucrânia e Polônia. Além dos negócios, a feira também se destacou pelo aspecto cultural, promovendo desfiles com 15 marcas brasileiras, entre elas Arezzo, Melissa, Schutz, Ramarim e Santa Lolla, reforçando a visibilidade da produção nacional no cenário global.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia