O longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, concorreu em categorias de peso, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Da última, saiu vitorioso. A atriz, que brilhou na pele de Eunice Paiva, também estava na corrida por Melhor Atriz, mas contrariando a expectativa dos brasileiros, o prêmio acabou indo para Mikey Madison, por Anora.
Se ganhasse o prêmio, Fernanda Torres entraria para a história como a primeira brasileira a conquistar a estatueta de Melhor Atriz. Com a conquista, a sensação seria de justiça pela sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada à categoria de Melhor Atriz em 1999 por sua performance em “Central do Brasil”. Gwyneth Paltrow foi quem levou o prêmio pelo trabalho em “Shakespeare Apaixonado”, o que causou o mesmo sentimento de revolta que se repete hoje.
Na disputa, Fernanda Torres enfrentou grandes nomes de Hollywood e do cinema internacional. Além de Mikey Madison, que venceu a categoria, também estavam entre as concorrentes Cynthia Erivo, indicada por seu papel em “Wicked”, Karla Sofia Gascón por “Emilia Pérez”, e Demi Moore, que também recebeu a indicação por sua performance em “A Substância”.
Fonte: Glamour