Altos funcionários dos EUA e da Rússia se reunirão na próxima semana na Arábia Saudita para preparar o caminho para uma possível cúpula de líderes já no final do mês, a fim de discutir o fim da guerra na Ucrânia, afirmou a “Bloomberg” neste sábado (15), citando fontes familiarizadas com o assunto.
Segundo as fontes, os detalhes da reunião e a lista de participantes ainda estão sendo definidos, mas o grupo provavelmente será composto por assessores de segurança nacional. O objetivo é definir uma data antes do início do mês sagrado do Ramadã, em março.
Embora se espere a participação de representantes da Ucrânia, eles também parecem não estar totalmente cientes dos preparativos. Além disso, a maioria das autoridades da Europa ainda não foi informada sobre as negociações, de acordo com a “Bloomberg”.
“A Ucrânia nunca aceitará acordos feitos pelas nossas costas, sem o nosso envolvimento”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski no sábado, durante a Conferência de Segurança de Munique. “E essa mesma regra deve se aplicar a toda a Europa.”
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou na quinta-feira que uma cúpula com Vladimir Putin na Arábia Saudita estava em andamento — e afirmou que os ucranianos estariam envolvidos. Os dois também trocaram convites ao longo de um telefonema de 90 minutos, no primeiro contato direto entre os líderes desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.
Fonte: Valor