Por
Reuters
Publicado em
29 de agosto de 2025
Na quinta-feira, a Gap apresentou vendas comparáveis abaixo das estimativas de Wall Street, após os clientes reduzirem as despesas opcionais, e disse que as tarifas dos Estados Unidos irão comprimir as suas margens no trimestre atual.

As ações da empresa caíram cerca de 2% em negociações prolongadas.
Os preços inflacionários e a incerteza decorrente da política comercial da administração Trump reduziram os gastos dos consumidores, desafiando os esforços de recuperação do CEO Richard Dickson para revitalizar as suas marcas.
Para o trimestre encerrado a 2 de agosto, as vendas comparáveis da Gap subiram 1%, falhando as estimativas de crescimento de 2,26%, enquanto as vendas líquidas subiram ligeiramente para 3,73 mil milhões de dólares, quase em linha com as estimativas dos analistas, de acordo com dados compilados pela LSEG.
No trimestre, as vendas líquidas das suas marcas mais baratas Old Navy e Gap subiram 1% cada. Mas, as vendas caíram nas suas marcas mais caras Banana Republic e Athleta. As vendas da marca de athleisure continuaram a diminuir, caindo 11%.
“Dickson cumpriu a sua promessa de revigorar a marca Gap, mas resta saber se ou como poderá fazer o mesmo com a Athleta, onde as vendas continuam a cair”, afirma Sky Canaves, analista da EMarketer.
A Gap, tal como as suas rivais American Eagle, abre um novo separador e Levi Strauss, promoveu a sua linha de denim com uma nova campanha viral “Better in Denim”, que conta com a participação do grupo feminino global KATSEYE para aumentar as vendas.
A campanha surge semanas depois da campanha de denim “Great Jeans” da American Eagle com a atriz Sydney Sweeney.
A empresa prevê agora que a margem operacional anual se situe entre 6,7% e 7%, em comparação com 7,4% em 2024.
A previsão inclui um impacto tarifário na ordem dos 100 a 110 pontos-base, o que se traduz num impacto de 150 a 175 milhões de dólares.
Canaves disse que as margens de lucro da empresa podem deteriorar-se à medida que o ano avança. “Os impactos das tarifas, combinados com um ambiente fortemente promocional durante as férias, reduzem ainda mais as margens.”
Em maio, a Gap anunciou entre 250 milhões e 300 milhões de dólares em custos relacionados com as tarifas e pretendia mitigar mais de metade desse montante, enquanto trabalhava para reduzir a exposição a países atingidos por tarifas elevadas sobre as importações para os Estados Unidos.
© Thomson Reuters 2025 Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network