Giorgio Armani: Giuseppe Marsocci nomeado diretor-geral

Publicado em



16 de outubro de 2025

Giorgio Armani sempre apreciou os executivos que “abraçam” o projeto de uma empresa e não a abandonam ao fim de apenas dois ou três anos, cada vez com generosas indemnizações, rumo à próxima melhor oferta. A recente nomeação de Giuseppe Marsocci como diretor-geral do Grupo Armani, com efeito imediato (e a sua entrada simultânea no Conselho de Administração), enquadra-se nesta filosofia, uma vez que, como confirmou em comunicado o Conselho de Administração da Giorgio Armani SpA, o executivo soma mais de 35 anos de experiência internacional no setor da moda e do luxo, 23 dos quais passados no seio do Grupo Armani, em funções de crescente responsabilidade entre Milão e as sedes no estrangeiro, em particular Nova Iorque, onde ocupou o cargo de CEO das Américas.

Giuseppe Marsocci, diretor-geral do Grupo Armani
Giuseppe Marsocci, diretor-geral do Grupo Armani

Durante os últimos seis anos, isto é, de 2019 até ao presente, o dirigente foi, reportando diretamente ao próprio Giorgio Armani, diretor-geral adjunto e diretor comercial global do grupo, integrando numerosos conselhos de administração e exercendo funções como presidente da Giorgio Armani Retail Srl e como CEO e presidente de várias empresas estrangeiras do grupo.

Proposto por unanimidade pela Fundação Armani, Marsocci reportará ao Conselho de Administração presidido por Leo Dell’Orco e no qual Silvana Armani será nomeada vice-presidente. Nas próximas semanas, recorda a empresa, o Conselho de Administração da Giorgio Armani SpA “tomará a sua forma definitiva com a conclusão dos procedimentos e execuções testamentárias, mas entendeu-se avançar desde já, antecipando a nomeação do diretor-geral, para iniciar o novo ciclo sem interrupção na gestão da empresa”, lê-se na nota do grupo de moda.

Leo Dell’Orco, presidente do Conselho de Administração, quis sublinhar no comunicado as melhores qualidades de Marsocci: “A sua experiência profissional internacional, o profundo conhecimento do setor e da empresa, a discrição, a lealdade e o espírito de equipa, juntamente com a proximidade que manteve nos últimos anos com o Sr. Armani, fazem de Giuseppe a escolha mais natural para assegurar a continuidade do caminho delineado, construído e perpetuado ao longo de 50 anos pelo fundador”, em respeito pelos seus princípios fundadores e pelas diretrizes de perenidade traçadas pelo próprio designer, falecido no início de setembro.

Giuseppe Marsocci manifestou-se grato “pela confiança que foi depositada” em si. “Trata-se de um projeto de extraordinária importância, de continuidade e de valorização de uma das marcas Made in Italy mais prestigiadas do mundo, que, aliás, elevou para clientes e mercado a sua natureza de simples marca, adquirindo com todo o mérito a dimensão de brand lifestyle.”

“O objetivo é desafiante”, prosseguiu o novo diretor-geral, “tanto mais num mercado do luxo em profunda autorreflexão, mas é alcançável graças ao contributo fundamental de uma rede de excelentes clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores apaixonados em todo o mundo e, em particular, em Milão, muitos dos quais estiveram próximos do Sr. Armani durante muitos ano”. “Juntos, faremos tudo para perpetuar o seu modelo de empresa e a sua ideia de beleza, e saberemos levá-los avante com coerência e sensibilidade, tendo em conta os valores e as expectativas de um mundo em mudança.”

Giuseppe Marsocci, 61 anos, natural de Turim e licenciado em Economia e Comércio pela Universidade de Turim, tem experiência prévia em vendas, marketing e gestão de marcas no Grupo GFT de Turim, empresa licenciada das marcas Valentino, Dior, Ungaro, Stone Island e da própria Armani. Entre outras experiências relevantes, destacam-se cinco anos na Fila Sport (Grupo HDP) como responsável pelo desenvolvimento do negócio internacional.

Foi em 2003 que Marsocci integrou o Grupo Armani, assumindo cargos de responsabilidade crescente, tanto na sede de Milão como nas filiais estrangeiras. Entre eles: diretor comercial da Armani Collezioni, CEO da subsidiária suíça (antiga base logística/serviço ao cliente para todos os mercados externos), diretor global das linhas de difusão e do canal grossista e, durante mais de dez anos, na sede de Nova Iorque, primeiro como presidente da Trimil US, a joint venture Zegna/Armani, até assumir o cargo de CEO das Américas, de 2014 a 2019.

Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia