
Resumo
- Nova ferramenta do Gmail permite cancelar inscrições com mais facilidade.
- Página exibe frequência e volume de envio de cada remetente.
- Opções de spam e bloqueio continuam disponíveis no serviço.
O Google anunciou uma ferramenta para quem quer sair de listas, newsletters e outros cadastros. A nova página, chamada “Gerenciar inscrições”, reúne todas essas assinaturas, permitindo que o usuário revise o que quer ou não receber.
“O Gmail sempre trabalhou para evitar que e-mails indesejados cheguem à sua caixa de entrada. Nossos requisitos para remetentes e ferramentas como o botão para cancelar inscrição com um clique dão mais controle a você para escolher e realmente parar de receber e-mails que não quer”, escreve o Google em seu blog. “A nova visualização ‘Gerenciar inscrições’ torna mais fácil do que nunca decidir o que fica e o que vai embora.”


Como acessar a ferramenta para gerenciar inscrições?
A página para gerenciar inscrições pode ser acessada por meio do menu à esquerda do serviço de e-mail. Segundo o Google, ela está sendo liberada gradualmente nas versões web, Android e iOS.
Como explica a empresa, essa área mostra quem envia e-mails com mais frequência, a quantidade de mensagens enviadas nas últimas semanas e o conteúdo recebido.
O botão para cancelar inscrição, que já aparece na caixa de entrada padrão, também está presente na página, ao lado de cada remetente. Ao clicar nele, o Gmail envia uma solicitação de retirada da lista.
Quais são as outras opções contra e-mails indesejados?
A nova página é dedicada a cancelar inscrições, mas fora dela, o Gmail oferece alternativas mais rígidas, como denunciar mensagens como spam e bloquear remetentes. Cada opção tem efeitos diferentes.
Como já dito, cancelar inscrição sinaliza ao remetente que você não quer mais receber as mensagens enviadas para aquela lista. Já ao denunciar um e-mail como spam, você está ensinando ao Gmail que uma mensagem é indesejada e ajuda o serviço a filtrar conteúdos parecidos.
Por fim, a opção de bloquear remetentes faz com que todos os e-mails enviados por um endereço específico sejam filtrados para a pasta de spam, independentemente do conteúdo da mensagem.
Com informações do Google e do Android Police
Fonte: Tecnoblog