Google é alvo de nova multa aplicada pela Rússia

A justificativa é que o Google violou às leis da Rússia ao publicar vídeos no YouTube instruindo os soldados do país a se renderem

Fachada do Gogle
Incertezas provocaram criação do documento (Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

As relações entre a Rússia e o Google pioraram (e muito) desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. E parece que não há fundo do poço quando o assunto está relacionado ao regime de Putin e a empresa de tecnologia.

Um tribunal russo acaba de multar a big tech em pouco mais de US$ 40 mil (quase R$ 230 mil). A justificativa é que a empresa violou às leis do país ao publicar vídeos no YouTube instruindo os soldados russos a se renderem.

Kremlin alega que a empresa tenta desestabilizar o país

O governo da Rússia ordena reiteradamente que as plataformas de tecnologia estrangeiras removam conteúdo que considera ilegal sobre a guerra na Ucrânia. O regime de Putin afirma que estas publicações não passam de propagandas ocidentais e que buscam desestabilizar o país.

Bandeiras da Rússia e da Ucrânia sobre mapa
Invasão à Ucrânia está no centro das discussões entre a Rússia e o Google (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, as autoridades russas são acusadas de interromper ou dificultar o acesso ao YouTube dentro do país. Moscou nega, dizendo que os problemas são causados pela falha do próprio Google em atualizar os equipamentos em território russo.

A empresa sempre contestou estas alegações. Ela não se pronunciou oficialmente sobre a aplicação da mais recente multa. No entanto, analistas acreditam que a punição será ignorada, assim como tem acontecido nos últimos anos. As informações são da Reuters.

Leia mais

Logo do Google e pessoa batendo martelo de juiz
Empresa já foi condenada várias vezes na Rússia (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Antecedentes envolvendo o Google na Rússia

  • A empresa sofre pressão do governo russo desde o início da invasão à Ucrânia.
  • O regime de Putin acusa o Google por não remover conteúdo relacionado à guerra que Moscou considera ilegal.
  • Além disso, afirma que a companhia bloqueia canais no YouTube da mídia russa e de figuras públicas pró-Kremlin.
  • Por conta da situação, a justiça da Rússia já multou a empresa em algumas oportunidade e até proibiu o acesso de usuários ao Google Notícias, um agregador de notícias que costuma vir pré-instalado em celulares e tablets com Android.
  • No final do ano passado, o regime de Putin ainda determinou que a empresa de tecnologia pague dois undecilhões de rublos (2,5 decilhões de dólares), a maior multa já aplicada na história do planeta.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.


Fonte: Olhar Digital

Compartilhar esta notícia