Hering inaugura museu no Metaverso

Publicado em



11 de março de 2025

A Hering acaba de inaugurar um museu no Metaverso. A novidade, desenvolvida pelo diretor geral da Fundação Hermann Hering, Marciel Costa, em conjunto com a Metaverso VX – Virtual Xperience, passa a integrar os atrativos do Museu Hermann Hering de Blumenau, em Santa Catarina, e apresenta a história da companhia de moda fundada em 1880 com uso de técnicas de gamificação, inteligência artificial, holografia e realidade aumentada.

Divulgação

O museu é o primeiro no Brasil voltado à moda no Metaverso e faz parte das comemorações dos 90 anos da Fundação Hermann Hering. Segundo a instituição sem fins lucrativos, atualmente, o museu físico recebe em torno de 15 mil pessoas por ano, e com a integração da experiência digital, a expectativa é de um milhão de visitantes no primeiro ano incluindo as pessoas que desejarem fazer a experiência completa (real e digital, com a utilização dos óculos virtuais) quanto aos que preferirem acessar à distância, com ou sem os óculos, no smartphone, tablet ou computador.

No Metaverso, os visitantes são guiados pelo “peixinho” chamado H3R1N, que passeia por diversos ambientes e os leva a experiências, como ao passado, para conhecer e interagir com o próprio fundador Hermann Hering (1835-1915) para ouvir as suas histórias por meio de imagens holográficas. Atrações interativas como a possibilidade de mergulhar em um aquário para pescar os “dois peixinhos” dourados; experimentar o manuseio de um tear, e ver as camisetas que marcaram a história brasileira da moda, como das peças que trazem o símbolo de prevenção contra o câncer de mama, são alguns dos exemplos. Outro destaque é a reprodução do jardim suspenso do museu físico, assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Valmor Rabelo, diretor de negócios da Metaverso VX explica que a realidade virtual não é linear e gera infinitas possibilidades. O museu no Metaverso tem a equivalência de uma área de, pelo menos, 5 vezes maior do que o museu físico, que tem mais de 2,2 mil m2 de área total. Além disso, o projeto digital seguirá em expansão, com novidades constantes. 

“O objetivo da Fundação Hermann Hering e o nosso, que atuamos com inovação, é mostrar como a cultura, a história, além de empresas e negócios podem ser integrados às novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico. Esta é a primeira fase do projeto do museu no Metaverso e, ainda este ano, pretendemos ampliar mais com novas experiências e interações para os diversos públicos tornando o museu uma referência cultural no mundo digital”, destaca Rabelo que também é engenheiro e conta com mais de 25 anos de experiência em inovação. 

“Para se ter uma ideia, existem mais de 40 mil itens e artefatos que fazem parte do acervo da Fundação. Porém, não é possível expor tudo por conta da limitação física. Hoje, com o museu no metaverso, teremos a oportunidade de, junto com a equipe técnica da fundação, mostrar todos esses exemplares ao público e isso se conecta diretamente com a história da moda no Brasil”, conta Reinoldo Miranda, sócio da Metaverso VX.

O acesso ao museu no Metaverso pode ser feito pelo endereço: www.museuheringnometaverso.com.br. Para a visita presencial, é necessário agendamento pelo site: https://fundacaohermannhering.org.br/ .

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia