A comunidade do Complexo Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) terá a oportunidade de escolher seu superintendente pela primeira vez desde a criação do hospital universitário, em 1961. Ontem (17 de fevereiro) o Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou a Resolução 1/25, que regulamentou justamente a consulta à comunidade para a nomeação ao cargo.
A medida atende uma reivindicação antiga de servidores e funcionários, que vem desde antes da entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na administração do hospital. O edital de inscrição será publicado no próximo dia 20 e os candidatos terão três dias úteis para registrar a chapa. A consulta está prevista para os dias 18 e 19 de março.
Para concorrer ao cargo, os candidatos devem atender a alguns requisitos, entre eles, ser docente da UFPR, com doutorado, lotação no Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que desenvolva regularmente atividades de ensino, pesquisa, extensão ou assistência no CHC-UFPR, e que apresente comprovada experiência de no mínimo três anos em gestão pública na área de saúde.
A resolução prevê que a indicação à superintendência seja feita pelo reitor da UFPR e a nomeação, pela presidência da Ebserh. O mandato é de quatro anos, sendo permitida uma recondução.
“Momento histórico”
Na superintendência do CHC de forma interina desde 18 de dezembro, a professora Camila Fachin, atual vice-reitora, conduziu um grupo de trabalho para discutir as normas e os encaminhamentos para o processo de consulta e proposta de resolução.
O grupo, formado por aproximadamente 70 pessoas, é composto pelo Conselho de Administração (Coad), membros da Ebserh e representantes dos sindicatos dos trabalhadores do hospital, entre técnicos, docentes e empregados públicos.
Para Camila Fachin, esse é um momento histórico para o CHC e para a UFPR, em que finalmente a comunidade terá a oportunidade de escolher o(a) superintendente, responsável por um universo formado por aproximadamente, 4 mil servidores, sendo cerca de 600 professores, e trabalhadores públicos e 2 mil estudantes.
O encaminhamento da consulta não é a única atribuição do grupo de trabalho. A escolha do dirigente é uma das condições para transformar o hospital numa unidade acadêmica, o que exige também a revisão do regimento interno do CHC.
“A transformação em unidade acadêmica vai reforçar a autonomia do HC como hospital universitário da UFPR”, ressalta Camila, que permanece na superintendência até a conclusão do processo de consulta para assumir como vice-reitora da UFPR no mês de março.
O post Hospital de Clínicas terá a oportunidade de escolher pela primeira vez o seu superintendente apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná