Inditex aumenta vendas em 1,6% no primeiro semestre e registra lucro de 2791 milhões de euros

Publicado em



10 de setembro de 2025

O grupo Inditex aumentou as suas vendas em 1,6% em relação ao ano anterior no primeiro semestre do seu ano fiscal de 2025, o período de 1 de fevereiro a 31 de julho. As vendas da empresa matriz da Zara se situaram em 18.357 milhões de euros e o crescimento a taxas de câmbio constantes foi de 5,1%, segundo informou a empresa na quarta-feira. 

O grupo Inditex aumentou suas vendas em 1,6% no primeiro semestre do ano
O grupo Inditex aumentou suas vendas em 1,6% no primeiro semestre do ano – Zara

Trata-se de um aumento das vendas em linha com o do primeiro trimestre do ano, quando a empresa aumentou o seu volume de negócios em 1,5%. Por cadeias, a Zara (que inclui também a Zara Home e a Lefties) registrou vendas líquidas de 13,15 bilhões de euros, seguida da Bershka (1438 milhões de euros), Stradivarius (1327 milhões), Pull&Bear (1158 milhões), Massimo Dutti (895 milhões) e Oysho (389 milhões). Entre todas, apenas a Massimo Dutti reduziu ligeiramente as suas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior: no primeiro semestre de 2024, atingiu 904 milhões de euros. Por área geográfica, a Europa (excluindo Espanha) representou 50,7% das vendas da empresa, seguida pelas Américas (17,8%), Ásia e resto do mundo (16%) e Espanha (15,5%).

Para além das vendas, o resultado líquido do grupo nos primeiros seis meses do ano aumentou 0,8% (o mesmo crescimento que no primeiro trimestre) para 2791 milhões de euros, e o Ebitda (resultado operacional) também melhorou 1,5% para 5114 milhões de euros.

A gigante galega da moda aumentou a sua margem bruta para 10.703 milhões de euros (mais 1,5 % do que um ano antes), e a colocou em 58,3 % das vendas, ou seja, cinco pontos base abaixo do primeiro semestre de 2024. A Inditex detalha ainda que o seu lucro antes de impostos atingiu 3601 milhões de euros (mais 0,1% do que um ano antes) e o seu EBIT foi de 3572 milhões de euros, mais 0,9%.

Óscar García Maceiras, CEO do grupo, afirmou: “Apresentamos um desempenho sólido no primeiro semestre do ano fiscal de 2025, com vendas satisfatórias num ambiente de mercado desafiador e mantendo fortes níveis de rentabilidade. A execução eficiente das nossas equipas demonstra a solidez do modelo de negócio da Inditex.”

Olhando para o segundo semestre do ano, a empresa sustenta que as coleções de outono/inverno “foram muito bem recebidas pelos clientes” e que as vendas em loja e online a taxas de câmbio constantes entre 1 de agosto e 7 de setembro foram 9% superiores às do mesmo período de 2024.

A Inditex afirmou no seu anúncio de resultados: “As nossas prioridades continuam a ser a melhoria contínua da nossa proposta de moda, o serviço ao cliente, o nosso foco na sustentabilidade e a evolução contínua das nossas equipas de alto desempenho. Ao nos concentrarmos nessas áreas, iremos impulsionar o potencial de crescimento a longo prazo do grupo.” 

No primeiro semestre de 2025, o grupo abriu lojas em 35 mercados e, no final do período, contava com 5528 lojas. A empresa explica: “A Zara chegou a novas localizações como Leipzig Grimmasche Strasse, Freiburg Kaiser Josef Strasse e LA Brea Mall. Além disso, realizámos grandes ampliações e remodelações em algumas das nossas lojas emblemáticas como Madrid Serrano e relocalizações como Manchester Trafford Centre. O resto dos formatos continuam realizando aberturas e remodelações em localizações chave, incluindo Stradivarius em Viena Donauzentrum, Oysho em Amsterdã Kalverstraat e Bershka em Manchester Trafford Centre.” 

A Inditex continua com o seu plano de investimento ordinário de 1,8 bilhões de euros para o exercício de 2025, bem como com o investimento extraordinário de 900 milhões de euros para aumentar a sua capacidade logística. Assim, e de acordo com os planos avançados em julho passado, o eu novo centro de distribuição em Saragoça já está operacional.

Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia