Inditex vai financiar educação universitária de 50 mulheres trabalhadoras têxteis em Bangladesh

Por

EFE

Publicado em



8 de abril de 2025

O grupo espanhol Inditex, proprietário da Zara, comunicou que destinará € 3,75 milhões para financiar a educação universitária de 50 mulheres na indústria têxtil de Bangladesh nos próximos cinco anos.

Inditex assina acordo com a Asian University for Women (AUW)
Inditex assina acordo com a Asian University for Women (AUW) – Inditex

A Inditex disse na terça-feira, 8 de abril, que lançou um programa de bolsas de estudo com a Universidade Asiática para Mulheres (AUW) para apoiar a educação pré-universitária e universitária para trabalhadoras de fábricas têxteis em Bangladesh.

Em uma declaração, a empresa explicou que o ensino superior feminino continua sendo uma questão fundamental em Bangladesh, onde o acesso das mulheres à universidade está aumentando em um ritmo mais lento do que o dos homens.

A Asian University for Women, por sua vez, busca capacitar mulheres de todas as origens para que aprimorem suas qualificações e se tornem líderes em suas comunidades e locais de trabalho, bem como promotoras do desenvolvimento econômico e cultural.

“Na Inditex, acreditamos que empoderar as mulheres por meio da educação é uma das maneiras mais eficazes de gerar mudanças positivas e duradouras nessas comunidades”, disse o CEO da Inditex, Óscar García Maceiras.

Ela observa que “com a criação deste programa de bolsas de estudo, estamos investindo no futuro das mulheres trabalhadoras, que estão no centro da nossa cadeia de suprimentos, dando a elas as ferramentas para descobrir novas oportunidades e impulsionar o progresso em suas comunidades”.

Segundo a reitora da AUW, Cherie Blair, essa colaboração, diz  acontece em “um momento em que a incerteza global atingiu um novo nível” e quando é importante que “as pessoas mais vulneráveis ​​da sociedade tenham a oportunidade de superar as circunstâncias que limitam suas possibilidades na vida”.

“Como a primeira da minha família a cursar uma faculdade, sei o quão poderoso o ensino superior pode ser para abrir portas que de outra forma seriam inimagináveis”, disse ela, ao parabenizar a Inditex “por esse compromisso de longo alcance” que ajudará a “identificar talentos onde poucos os veem”.

Esta iniciativa, que começará no próximo ano letivo, permitirá que 50 trabalhadoras de uma fábrica de roupas em Bangladesh cubram suas despesas de moradia, mensalidade e subsistência por cinco anos.

O processo de seleção e identificação dos beneficiários do programa começará nas próximas semanas e será realizado nas fábricas da cadeia de suprimentos da Inditex em todo o país.

Para isso, a AUW realizará sessões informativas, entrevistas pessoais e testes de seleção nas fábricas participantes.

© EFE 2025. Está expressamente proibida a redistribuição e a retransmissão do todo ou parte dos conteúdos dos serviços Efe, sem prévio e expresso consentimento da Agência EFE S.A.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia