Publicado em
4 de setembro de 2025
A APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), realizou um inquérito junto de 1.531 consumidores de mais de 50 países, no qual 90,9% dos inquiridos afirmaram ter adotado hábitos mais sustentáveis nos últimos cinco anos, enquanto apenas 9,1% continuam a resistir a esta tendência global, o que representa uma mudança profunda nos padrões de consumo.

Segundo um comunicado da APICCAPS, os resultados demonstram que a sustentabilidade deixou de ser um nicho para se afirmar como critério dominante nas escolhas de consumo. “A consciência ambiental é hoje um fator decisivo para a esmagadora maioria dos clientes, com impacto direto no setor da moda e do calçado”, diz a nota acrescentando que “quase metade (48,1%) dos consumidores destacou a procura de calçado mais sustentável como principal preocupação.
Se seguem a redução do consumo (26,6%), a reparação de calçado (15,5%) e a doação de sapatos (9,8%), o que confirma uma mudança cultural em torno do valor, da longevidade e da circularidade dos produtos”, confirma.
O presidente da APICCAPS, o famoso designer de calçado Luís Onofre, considera que “todos temos consciência de que há ainda um longo caminho a percorrer, marcado pelo consumo desenfreado de produtos de baixo valor e pela excessiva concentração da produção na Ásia, responsável por 88% da produção mundial”, sublinhando que se tratam de “resultados encorajadores, uma vez que os consumidores estão cada vez mais sensibilizados para as questões ambientais”.
“Portugal está no bom caminho. Temos um setor dinâmico, inovador e cada vez mais comprometido com a sustentabilidade. No último plano estratégico assumimos como prioridade nos tornar uma referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Por isso, temos em curso o maior investimento de sempre nos domínios da automação, da robótica e, precisamente, da sustentabilidade.”
O inquérito foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All, apoiado pelo PRR, representando a maior iniciativa coletiva de inovação de sempre no setor do calçado português. Na opinião de Maria José Ferreira, diretora do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), se trata de “um projeto absolutamente transformador, porque atua em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento de novos materiais de base biológica até à criação de processos de produção mais limpos e eficientes”.
Ainda segundo Maria José Ferreira: “O BioShoes4All está a lançar as bases para o desenvolvimento de uma verdadeira nova geração de produtos, combinando design, tecnologia e sustentabilidade. Se trata de um investimento que não só responde às exigências ambientais, mas que também reforça a competitividade internacional da indústria portuguesa de calçado”, acrescenta sobre aquele que marcará presença na MICAM, no dia 9 de setembro, das 15h30 às 16h30 (Pavilhão 1), na conferência intitulada ‘Bioshoes4all: Paving the Way to a Sustainable Footwear Industry’.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network