Instalação de sistema milionário em aeroporto do Paraná é adiada; políticos e entidades protestam

Na última semana, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) anunciou que a instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS) no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no norte do Paraná, seria adiada. Antes prevista para este ano, a novidade agora só deve ser implementada em 2027. E isso porque o equipamento ainda não foi adquirido, informou o órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). O processo está na preparação do edital de licitação para a compra, com custo estimado de aproximadamente R$ 20 milhões. E o anúncio desse adiamento gerou protestos no meio político e também na sociedade civil.

O deputado estadual Tercílio Turini (MDB), por exemplo, reclamou que Londrina não poderia “ser tratada como cidade pequena, de quinta categoria”, afirmando que a comunidade não vai aceitar “de novo o adiamento da instalação do ILS no Aeroporto”. Segundo ele, o equipamento teria sido prometido para 2012 e depois ocorreram várias mudanças de prazo. “Estamos em 2025, já se passaram 13 anos e agora vem essa informação de um novo adiamento. Isso é uma brincadeira de mau gosto, um desrespeito a Londrina e toda região.”

A Associação Comercial de Londrina (ACIL), por sua vez, disse que a notícia do adiamento “foi um banho de água fria” que provocou “indignação”. “Não podemos aceitar tamanho descaso com uma Região Metropolitana que aguarda esse equipamento há mais de três décadas”, protestou a entidade.

Ainda segundo a ACIL, Londrina precisa do ILS “com urgência. É para ontem! Há quantos anos sofremos o fechamento do aeroporto por mau tempo? Quantos negócios deixaram de ser feitos, quantas visitas foram canceladas, o quanto nosso desenvolvimento foi prejudicado? Precisamos de um aeroporto à altura da relevância de Londrina.”

O que é o ILS?

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) fornece aos pilotos a localização exata da pista, permitindo pousos e decolagens em condições de baixa visibilidade.

Em outras palavras, a tecnologia aumenta a capacidade de operação de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas, garantindo mais segurança ao complexo e que o terminal fique menos tempo fechado, funcionando nas mais diferentes condições climáticas.

O post Instalação de sistema milionário em aeroporto do Paraná é adiada; políticos e entidades protestam apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia