O forte calor registrado nos últimos dias alterou os padrões de consumo de água em diversas cidades do Paraná. Em Irati, no Centro-Sul do estado, a demanda aumentou a ponto de comprometer os níveis de reservação de água tratada, criando um déficit entre produção e consumo.
Desde a última segunda-feira (17), a Sanepar informou que implementou ajustes nas bombas de captação e na estação elevatória de água in natura do sistema, o que resultou em um aumento de 11% no volume de captação do Rio Imbituvão. Como consequência, o mesmo percentual de incremento foi observado na oferta de água tratada para a população, evitando novas interrupções no fornecimento, apesar do consumo ainda elevado devido às altas temperaturas.
Sanepar faz alerta para risco de falta de água; calorão e chuvas impactam abastecimento no Paraná
De acordo com a Sanepar, a empresa já planeja mais melhorias a curto e médio prazo para garantir maior segurança hídrica em Irati. Entre as medidas previstas, estão o teste de um novo poço, a reativação de uma captação, melhorias nas tubulações de distribuição e a instalação de um novo reservatório do tipo bag, ampliando a disponibilidade de água tratada para os moradores.
Além das ações emergenciais, a Sanepar já iniciou o processo de licitação para uma grande obra de ampliação do sistema de abastecimento, que acompanhará o crescimento da cidade. Prevista para começar ainda em 2025, a obra terá prazo de 18 meses para conclusão e aumentará a capacidade do sistema em 50%. O projeto inclui nova captação de água, adutora de água bruta, estação elevatória de água bruta e ampliações na estação de tratamento.
Com informações da AEN/PR
O post Irati: altas temperaturas aumentam consumo e desafiam abastecimento de água; Sanepar anuncia ajuste apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná