Jean Paul Gaultier nomeia Duran Lantink como novo diretor criativo permanente para prêt-à-porter e alta-costura

Traduzido por

Helena OSORIO

Publicado em



15 de abril de 2025

A marca Jean Paul Gaultier está se preparando para causar um grande impacto tanto no ‘prêt-à-porter’ como na ‘couture’. Propriedade da Puig, a grife nomeou Duran Lantink como seu novo diretor criativo permanente.

Duran Lantink. Photo by Walter Pfeiffer
Duran Lantink. Photo by Walter Pfeiffer – DR

A primeira coleção de prêt-à-porter de Lantink para a marca será a de primavera-verão 2026, que será apresentada em setembro, em Paris. A coleção de alta-costura será revelada em janeiro do ano que vem.

Segue-se a cinco anos (desde que o próprio Gaultier se aposentou, em 2020) em que a marca foi supervisionada por uma série de designers convidados de renome, incluindo Chitose Abe, Glenn Martens, Olivier Rousteing e Simon Rocha, entre outros, ou (mais recentemente) Ludovic de Saint Sernin. 

Estes deram o seu próprio toque ao visual de Gaultier, ao mesmo tempo que revisitaram algumas das glórias passadas da marca, e isso poderá ser o que veremos também sob Lantink. Mas a chave será o fato de haver agora uma abordagem mais unificada entre a alta-costura e o prêt-à-porter e de estação para estação.

Saudando a chegada de Duran Lantink, o próprio Jean-Paul Gaultier referiu-se ao que há muito se dizia sobre o seu trabalho e abordagem, afirmando: “Vejo nele a energia, a audácia e o espírito lúdico através da moda que eu tinha no início do meu próprio percurso: o novo enfant terrible da moda. Bem-vindo Duran!”

E Lantink acrescentou que vê Gaultier “como um gênio e parte de uma geração que derrubou portas, para que pessoas como nós pudessem atravessá-las livremente e ser quem somos sem pedir desculpa”.

Ele elogiou o fato de a marca desafiar constantemente os códigos, ultrapassando os limites da moda e recorrendo a múltiplas influências culturais para redefinir a forma como as pessoas vestem as roupas.

O maior negócio da Gaultier é o das fragrâncias, que ultrapassa a dimensão das operações de moda, pelo que será interessante ver a dimensão que a Puig espera que a moda da Gaultier venha a ter, à medida que se prepara para o 50.º aniversário da grife, no próximo ano.

Foi noticiado que a própria marca de Lantink será suspensa, o que é compreensível dada a dimensão do trabalho que ele terá agora pela frente.

Quem é Duran Lantink? Nascido em 1988, o designer holandês lançou a sua própria marca na última década e foi aceite por celebridades “cool”, para além de ter ganho vários prémios de prestígio. Foi agraciado com o ANDAM Fashion Awards / Special Prize em 2023 e com o The Karl Lagerfeld Prize do LVMH Prize um ano mais tarde. Este mês ganhou também o International Woolmark Prize.

Lantink gosta de brincar com as normas de género e é conhecido pelas suas silhuetas arrojadas, que se destacam contra a tendência de luxo discreto dos últimos anos.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia