Jonathan Anderson é o novo nome por trás da coleção de junho da Dior Men’s Fashion


Sua chegada à Dior acontece pouco tempo após sua saída da Loewe, marca também pertencente à LVMH, anunciada oficialmente em 17 de março Jonathan Anderson acaba de ser anunciado como o responsável pela criação da coleção masculina de junho da Dior. A novidade foi revelada nesta quinta-feira (17.04) por Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH, durante a reunião anual com os acionistas.
Aos 40 anos, o estilista irlandês é considerado um dos grandes nomes da nova geração da moda e, agora, assume um dos postos mais prestigiados do mercado. Sua chegada à Dior acontece pouco tempo após sua saída da Loewe, marca também pertencente à LVMH, anunciada oficialmente em 17 de março.
Durante os anos em que esteve à frente da Loewe, Anderson foi responsável por transformar a grife espanhola em uma potência criativa e extremamente desejada. Seu olhar original, com criações inusitadas e autorais, conquistou fashionistas e críticos ao redor do mundo. Peças como a calça jeans de pernas em formato de barril, que custa 800 euros, e a icônica bolsa Puzzle, vendida por cerca de 3 mil euros, são apenas alguns dos exemplos do impacto de seu trabalho.

Além do sucesso comercial e de crítica, o estilista coleciona prêmios importantes, como o de Designer Britânico do Ano em 2023 e 2024, tanto por seu trabalho na Loewe quanto por sua própria grife, a JW Anderson.
Sempre antenado com as artes e a cultura contemporânea, Anderson também foi o responsável por reinventar o estilo do ator Daniel Craig – o eterno James Bond – em uma campanha da Loewe que viralizou nas redes. Suéteres confortáveis e calças largas marcaram essa fase mais descontraída e fashionista do ator britânico.
Enquanto Jonathan se prepara para sua estreia na Dior Men’s Fashion, a LVMH já anunciou seus sucessores na Loewe: Jack McCollough e Lazaro Hernandez, da grife Proenza Schouler. Agora é esperar para ver quais serão os próximos passos desse verdadeiro fenômeno da moda.
Saída da Loewe
Jonathan Anderson anunciou que está fora da Loewe após 11 anos como diretor criativo. Na madrugada do dia 17 de março, o designer que transformou a marca de uma tradicional casa espanhola de artigos de couro em uma potência global do luxo, compartilhou sua saída por meio das redes sociais.
“Ao longo desses onze anos, tive a sorte de estar cercado por pessoas com imaginação, habilidades, tenacidade e criatividade para transformar minhas ideias mais ambiciosas em realidade. Olhando para trás, percebo que uma marca não se constrói com um primeiro desfile, nem mesmo com um primeiro ano de coleções. Ela é construída lentamente, temporada após temporada, ano após ano, com base no que é certo para sua identidade”, escreveu.
Initial plugin text
Ele continuou: “Desde o início, meu objetivo era transformar a Loewe em uma marca cultural. Essa visão só se concretizou graças à confiança e generosidade de inúmeros artistas, artesãos, espólios, fundações, museus e galerias que compartilharam seus trabalhos… Agradeço a todos que apoiaram minha visão e a todas as pessoas que tornaram cada desfile possível. E também àqueles que apareceram em campanhas, escreveram artigos, compraram produtos ou simplesmente curtiram uma publicação — vocês tornaram tudo isso realidade. Dizem que todas as coisas boas chegam ao fim, mas eu discordo. Embora meu capítulo esteja se encerrando, a história da LOEWE continuará por muitos anos, e eu a acompanharei com orgulho.”
Nos bastidores da moda parisiense, no entanto, é praticamente certo que Anderson está a caminho da Dior — e pode já estar trabalhando na coleção masculina de primavera 2026 da marca. Enquanto isso, Jack McCollough e Lazaro Hernandez, designers da Proenza Schouler, que deixaram a marca nova-iorquina em janeiro, surgem como os principais candidatos para sucedê-lo na Loewe.
Bruna Marquezine com top Loewe
Instagram
O início
O designer norte-irlandês foi nomeado diretor criativo da Loewe, marca espanhola de luxo pertencente ao grupo LVMH, em setembro de 2013. Anderson fundou sua marca homônima, JW Anderson, em 2008 e chamou a atenção de Sophie Brocart, então vice-presidente sênior de empreendimentos de moda da LVMH — especialmente com sua coleção masculina Outono/Inverno 2013. Essa coleção foi a base de sua abordagem de “guarda-roupa compartilhado”, baseada na ideia de que os homens poderiam escolher peças do guarda-roupa feminino, assim como as mulheres há muito fazem com o masculino.
Zendaya usa scarpin Loewe em divulgação de “Rivais”, seu novo filme
Getty Images
Um dos grandes destaques do trabalho de Jonathan Anderson são os calçados de estética surrealista. Sob sua visão criativa, elementos inusitados como ovos, flores, bexigas e até frascos de esmalte se transformam em saltos esculturais, altamente desejados e adotados por celebridades. Ao longo de 11 anos, vestiu famosas como Beyoncé, Rihanna, a rainha Letizia da Espanha, Ariana Grande, Bruna Marquezine, entre outras.
Revistas Newsletter

Fonte: Glamour

Compartilhar esta notícia