Em seu primeiro grande discurso feito após as eleições de novembro do ano passado, a ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que o presidente Donald Trump e seus aliados usam do medo para governar o país, em meio ao que classificou como “a maior crise econômica da história presidencial moderna” dos EUA.
O discurso, realizado na noite desta quarta-feira (30) em um evento de gala em São Francisco, ocorre no dia seguinte ao 100º dia da nova gestão Trump, o que foi lembrado por Harris ao citar que deixará para “outros fazerem o balanço completo do que tem ocorrido até o momento”.
Na sequência, a ex-vice-presidente afirmou que os americanos têm testemunhado uma gestão que, ao invés de trabalhar para o “avanço dos mais altos ideais americanos”, está executando um “abandono indiscriminado” de tais ideais.
“Todos nós sabemos que o presidente Trump, seu gabinete, e seus aliados, se apoiam na noção de que o medo é contagioso. De que, se eles deixarem algumas pessoas com medo, isso terá um efeito assustador nos demais. Mas, o que eles não perceberam é que não somente o medo é contagioso. A coragem também é — a dos americanos que estão se unindo em face da maior crise econômica da história presidencial moderna”, afirmou.
A ex- vice-presidente faz referência ainda aos “cidadãos de todos os espectros políticos que questionam a política tarifária inconsequente do presidente”, enumerando efeitos como aumento de custo de bens essenciais e a obstrução do comércio (pequeno e grande) local, “forçando-os a demitir pessoas, pausar as contratações e os investimentos”.
Em dado momento, Harris declara que as tarifas de Trump “convidam a uma recessão”.
Ao longo do discurso, a ex- vice-presidente também lembrou do atrito entre a gestão Trump e as universidades dos EUA, além de citar que “não é certo deter ou desaparecer com cidadãos americanos, ou qualquer outro, sem um devido processo legal”.
Fonte: Valor