Por
AFP
Publicado em
8 de outubro de 2025
O novo diretor-geral do grupo de luxo Kering, Luca de Meo, deverá se reunir com os principais dirigentes do grupo — várias centenas — após estes terem tomado conhecimento de um memorando que propõe várias linhas de trabalho para relançar o grupo, apurou a AFP na quarta-feira, confirmando uma informação do La Lettre.

Esta reunião se realizará por videoconferência, adiantou à AFP uma fonte próxima do assunto.
Neste memorando, redigido neste verão por Luca de Meo, antes mesmo de assumir funções, em 15 de setembro, o italiano apresenta o seu diagnóstico relativo à Kering, proprietária das marcas Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta e Balenciaga, e propõe “mais de uma dezena de linhas de trabalho” para relançar o grupo, atualmente em dificuldades, segundo o La Lettre.
Entre estas linhas, Luca de Meo propõe “recolocar o cliente no centro, para deixar de depender apenas da visão do diretor artístico”.
Considera, segundo o La Lettre, que a visão dos diretores artísticos é “perfeita para os 20% de produtos mais criativos e emblemáticos de uma coleção”, mas que “para os 80% restantes — pequena marroquinaria, calçado e pronto-a-vestir para uso cotidiano — será necessário imprimir o bom senso que vigora nas indústrias de bens de consumo, ou seja, uma compreensão precisa das expectativas dos consumidores”.
Segundo o jornal especializado, Luca de Meo quer, acima de tudo, “ganhar em agilidade” e teria “a intenção de reduzir o tempo médio de colocação no mercado de um produto de luxo, do primeiro traço do croqui à sua chegada às lojas, de um ano para seis meses”.
“A situação atual (…) reforça a nossa determinação em agir sem demora”, declarou Luca de Meo no dia da sua nomeação, em 9 de setembro. “Tal exigirá escolhas claras e firmes”, advertiu. “Teremos de continuar reduzindo o nosso endividamento e, onde tal se imponha, racionalizar, reorganizar e reposicionar algumas das nossas marcas.”
Menos de uma semana depois, no próprio dia em que tomou posse, em 15 de setembro, o novo diretor-geral reuniu cerca de 250 dirigentes do grupo, incluindo os diretores artísticos, para assinalar o começo do seu mandato, adiantou à AFP uma fonte próxima do assunto, confirmando esta informação do La Lettre.
Um vídeo muito curto foi igualmente divulgado nesse dia na rede interna, destinado a todos os colaboradores, segundo a mesma fonte.
Copyright © AFP. Todos os direitos reservados. A Reedição ou a retransmissão dos conteúdos desta página está expressamente proibida sem a aprovação escrita da AFP.
Fonte: Fashion Network