Lady Gaga no Rio: uma ópera-pop-gótica na praia e uma cidade que sabe receber os fãs

Lady Gaga fez história ao trazer a sua ópera-pop-gótica, dividida em 5 atos, para uma das praias mais famosas do mundo, a de Copacabana. Foi um show perfeito tecnicamente e emocionalmente, embora alguns fãs tenham sentido falta de alguns clássicos. A verdade que os novos hits como “Abracadabra”, “Disease” e “Perfect Celebrity” levantaram o público na mesma intensidade que os velhos hits “Judas”, “Bad Romance” e “Born This Way”.

Leia mais

Lady Gaga também dispensou a participação de artistas brasileiros, como Madonna fez quando trouxe Pabllo Vittar, Anitta e ritmistas mirins de 12 escolas de samba do Rio de Janeiro, além de homenagear alguns nomes da nossa terrinha. Acredito, no entanto, que Lady Gaga optou por seguir à risca o roteiro em cinco atos que narra à luta da diva entre a luz e a trevas e no fim ficou tudo bem, ainda mais quando ela e os bailarinos vestiram verde e amarelo.

De presente aos fãs incansáveis que ficaram na frente do Hotel Copacabana Palace desde a segunda (28 de abril), a cantora ainda fez um extenso ensaio na noite de sexta (2) que provocou correria nas areias de Copacabana. Ou seja, foram dois shows para quem estava por lá. Ponto para Lady Gaga.

O público brasileiro é o melhor

O público brasileiro, por sua vez, provou que é o melhor do mundo. Um grande coral se fez num passe de mágica, misturado ao ritmo dos leques em um culto à música, à inclusão. Os “monstrinhos” não decepcionaram e fizeram a festa completa. E a cantora, por sua vez, retribuiu com muita emoção e um discurso que fez muitos fãs chorarem.

Marcas e vendedores aproveitaram o clima: brigadeiro Lady Gaga

As marcas e os vendedores ambulantes colaboraram para o clima da cidade. A começar pelo Aeroporto Tom Jobim, onde os fãs já eram recebidos com ambientes instagramáveis. No céu, aviões com faixas de marcas passavam a todo momento com frases para os fãs. Nas areias, os vendedores ofereciam camisetas, leques, brigadeiros da Lady Gaga, camarão da Lady Gaga, sanduíches da Lady Gaga. Nos táxis, restaurantes, lojas, shoppings, a trilha sonora era só uma: Lady Gaga.

Desde o início da semana, a cidade já sentia a movimentação de turistas que vieram assistir a uma das artistas mais renomadas do mundo. A estimativa inicial de 240 mil visitantes foi amplamente superada: mais de 500 mil turistas desembarcaram na cidade entre os dias 1º e 3 de maio, segundo dados consolidados pela Rodoviária Novo Rio e pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

Além de memorável, o show também trouxe um impacto positivo expressivo para a cidade. De acordo com estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com a Riotur, a apresentação vai injetar mais de R$ 600 milhões na economia carioca, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.

Com o objetivo de garantir a segurança e o controle da operação, foram instaladas 240 câmeras em Copacabana e 106 câmeras ao longo da Avenida Atlântica, além das 40 câmeras fornecidas pela organização do evento. A operação também contou com quatro drones – dois deles em parceria com a Intelbras, empresa de telecomunicações.

392 toneladas de lixo

A Comlurb removeu 392 toneladas de resíduos após a operação especial de limpeza para o show. A Companhia executou a maior operação de limpeza hidráulica da história, com a mobilização de 26 motobombas e 12 caminhões-pipa, que lavaram a Avenida Atlântica e ruas de acesso ao local do evento, incluindo as áreas externas das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Cantagalo, antes e após o evento, com água de reuso, sabão e essência de eucalipto. A limpeza foi concluída às 5h de domingo (04/05).

As equipes da GM-Rio também registraram duas prisões durante o evento. Pela manhã, os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam uma sacola plástica com sete facas que estava enterrada na areia da praia.

Equipes da Seop e do Rio+Seguro prenderam seis pessoas por furto, desacato e agressão aos agentes.

Lady Gaga fez um show histórico, mas o Rio de Janeiro provou mais uma vez, assim como na apresentação de Madonna, que sabe como tratar bem os fãs como nenhum outro lugar.

Relembre o setlist do show de Lady Gaga

“Bloody Mary”

“Abracadabra”

“Judas”

“Scheiße”

“Garden of Eden”

“Poker Face”

“Perfect Celebrity”

“Disease”

“Paparazzi”

“Alejandro”

“The Beast”

“Killah”

“Zombieboy”

“Die With a Smile”

“How Bad Do U Want Me”

“Shadow of a Man”

“Born This Way”

“Blade Of Grass”

“Shallow”

“Vanish Into You”

“Bad Romance”

Os números do show

2,1 milhões de pessoas

500 mil turistas

R$ 600 milhões na economia carioca

240 câmeras em Copacabana e 106 câmeras ao longo da Avenida Atlântica, além das 40 câmeras fornecidas pela organização do evento

795 atendimentos médicos foram feitos durante o show

392 toneladas de resíduos recolhidos

127 atendimentos e identificação de 118 crianças

Uma ópera-pop-gótica na praia e uma cidade que sabe receber os fãs

O discurso de Lady Gaga

“Brasil, eu trouxe um amigo aqui hoje, para que eu possa dizer o que eu quero dizer. Ele vai me ajudar. Este é o Nicholas.

Eu estou tão honrada por estar aqui com vocês nesta noite. Meu coração está transbordando. Me sinto sortuda, orgulhosa, e profundamente grata. Nesta noite, nós estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinha. Sem todos vocês, as pessoas incríveis do Brasil, eu não viveria este momento. Obrigado por fazerem história comigo. As pessoas do Brasil são a razão pela qual eu posso brilhar. Vocês são tão vibrantes e tão lindos quanto o sol e a lua surgindo sobre o oceano, bem aqui na praia de Copacabana.

Mas, entre todas as coisas pelas quais eu poderia agradecer, a que mais me toca é esta: vocês esperaram por mim, esperaram por mais de dez anos. Talvez, vocês estejam se perguntando por que demorei tanto para voltar. A verdade é que eu estava me curando. Eu estava me fortalecendo. Mas, enquanto eu estava me curando, algo mais forte estava acontecendo: vocês continuaram lá, torcendo por mim, continuaram me pedindo para voltar, quando eu estivesse pronta. Brasil, eu estou pronta!

Eu amo vocês. Eu agradeço por esperarem. Agradeço por me receberem de volta com tanta gentileza e de braços abertos. Hoje à noite, eu quero ajudá-los. Quero que o mundo veja o quão grande é o coração de vocês e que se inspire no seu espírito.

Então, hoje à noite, eu vou dar tudo de mim. Vamos fazer deste o show mais incrível que já compartilhamos. Vamos fazer com que cada segundo de espera tenha valido a pena. Eu amava vocês dez anos atrás. E eu amo vocês esta noite. Obrigada, Brasil. Eu amo vocês para sempre!”.

O post Lady Gaga no Rio: uma ópera-pop-gótica na praia e uma cidade que sabe receber os fãs apareceu primeiro em Bem Paraná.



Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia