Traduzido por
Estela Ataíde
Publicado em
17 de março de 2025
Após meses de especulação, a Loewe confirmou a saída de Jonathan Anderson, diretor criativo desde 2013. Em 11 anos, o designer irlandês impulsionou a marca espanhola de artigos de pele do grupo LVMH para o alto, transformando-a em uma das marcas criativas contemporâneas mais seguidas da atualidade. O seu nome circula como potencial para assumir a direção criativa da Christian Dior, atualmente liderada por Maria Grazia Chiuri.

O seu sucessor não foi anunciado, mas, de acordo com as especulações mais recentes, serão os designers da marca americana Proenza Schouler, Jack McCollough e Lazaro Hernandez, que recentemente deixaram a grife.
“Sob a sua liderança, a Loewe registrou um crescimento excepcional e estabeleceu-se como pioneira ao propor uma visão moderna de luxo e cultura, mantendo-se fiel ao seu compromisso histórico com o trabalho artesanal”, afirmou a marca em comunicado.
“Além de ter moldado a direção criativa e cultural da maison e de ter tido um impacto considerável na indústria da moda, Jonathan Anderson supervisionou o lançamento do Craft Prize através da Loewe Foundation: uma iniciativa destinada a preservar e destacar os savoir-faire artesanais de todo o mundo em risco de desaparecerem”, lembrou a empresa.
O famoso designer comentou: “Olhando para os últimos 11 anos, constato que tive a sorte de estar rodeado de pessoas com imaginação, talento, tenacidade e engenho, que encontraram sempre uma forma de dizer ‘sim’ a todas as minhas ideias, mesmo às mais ambiciosas. Embora o meu capítulo na Loewe esteja chegando ao fim, a história da maison continuará a ser escrita durante muitos anos. Vou acompanha-la com orgulho, vendo esta extraordinária marca espanhola, a que um dia chamei casa, crescer e prosperar.”
Nascido na Irlanda do Norte em 1984, Jonathan Anderson estudou no London College of Fashion. Depois de se formar em 2005, trabalhou em visual merchandising na Prada e foi consultor de várias marcas antes de lançar a sua própria marca, a JW Anderson, em 2008, inicialmente com uma linha de vestuário masculino, antes de expandir para o vestuário feminino. Rapidamente se tornou conhecido pelas suas criações inventivas e audazes, alcançando sucesso principalmente com os seus acessórios altamente fashion e desejáveis.
A diretora-geral Pascale Lepoivre, sublinhou: “Estou infinitamente grata a Jonathan Anderson pelos 11 anos de criatividade, paixão e empenho sem igual que dedicou à Loewe. Sob a sua direção artística, a maison atingiu novos patamares e reconhecimento internacional. A bolsa Puzzle, que celebra o seu 10.º aniversário, tornou-se um verdadeiro ícone, e os códigos que definiu para a maison, profundamente enraizados no trabalho artesanal, constituirão o seu legado.”
Sidney Toledano, CEO do LVMH Fashion Group, que reúne todas as marcas de moda do grupo, exceto a Dior e a Louis Vuitton, lembrou também o talento de Jonathan Anderson: “Tive o privilégio de trabalhar com alguns dos maiores diretores artísticos da atualidade, e considero Jonathan Anderson um dos melhores. O que trouxe para a Loewe vai muito além da criatividade. Construiu um universo rico e eclético, profundamente enraizado no artesanato, que permitirá que a maison prospere muito depois da sua saída.”
Fundada em 1846, a Loewe, que tem sede em Madrid, foi adquirida pela gigante do luxo em 1996, que a confiou a vários designers antes de encontrar a alquimia certa com Jonathan Anderson. O grupo não publica os resultados das suas marcas menores, mas a maison tornou públicos os seus resultados para 2023, mostrando um aumento de 62,5% no seu lucro líquido, para 207,3 milhões de euros, e um aumento de quase 30% no seu volume de negócios, para 810,8 milhões de euros. Os analistas estimam que as suas vendas deverão agora atingir mais de 1 bilhão de euros.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network