Marcolin prestes a fazer parte do grupo americano VSP Vision

Publicado em



5 de setembro de 2025

O setor ótico mundial continua se consolidando. O grupo americano VSP Vision anunciou na sexta-feira, 5 de setembro, que chegou a um acordo definitivo para adquirir a Marcolin da PAI Partners e dos acionistas minoritários. A conclusão do negócio é prevista até o final de 2025, sujeita à aprovação regulatória.

A Marcolin vai mudar de mãos
A Marcolin vai mudar de mãos – Marcolin

O grupo italiano, fundado em 1961, tem a PAI Partners como acionista majoritário desde 2012 e procurava um comprador desde o ano passado. Importante player no licenciamento de óculos de grau e de óculos de sol para marcas de moda e luxo, cujo portfólio inclui a Tom Ford, Zegna, Christian Louboutin, Max Mara, Adidas e Guess, vai se juntar a um grupo que já detém a Marchon (Longchamp, Donna Karan, Liu Jo, Karl Lagerfeld, Converse, etc.) desde 2008.

Os pormenores do acordo não foram divulgados. Com sede na Califórnia, a VSP Vision é especialista em atividades de seguro de visão, principalmente nos Estados Unidos, mas também no Canadá, Austrália, Irlanda e Reino Unido. O grupo se baseia em um modelo integrado que combina seguros, produção e distribuição. As suas unidades industriais produzem várias dezenas de milhões de armações por ano. Com a Marcolin, reforça a sua posição.

“A aquisição da Marcolin é mais um exemplo do nosso compromisso com um crescimento direcionado que trará valor acrescentado aos membros, clientes, médicos e principais clientes da VSP”, afirmou Michael Guyette, CEO da VSP Vision, em comunicado. Fabrizio Curci, diretor-geral da Marcolin, acrescentou: “Partilhamos a mesma paixão: levar os óculos da mais alta qualidade ao maior número possível de pessoas.”

Com esta aquisição, a VSP se posiciona contra a gigante EssilorLuxottica, líder mundial em óculos, com receitas anuais de mais de 25 bilhões de euros e capitalização bolsista próxima dos 100 bilhões de euros. O grupo franco-italiano reforçou recentemente a sua posição com a Meta, firmando uma parceria estratégica em torno dos óculos Ray-Ban e Oakley, duas das marcas líderes. A Meta adquiriu igualmente uma participação de quase 3% no capital do grupo, com um potencial aumento para 5%.

Nesse contexto, a integração da Marcolin permitirá à VSP Vision reforçar a sua carteira premium e consolidar a sua posição em relação aos líderes mundiais.
 

Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia