Maria Grazia Chiuri é nomeada diretora criativa da Fendi

Publicado em



14 de outubro de 2025

É oficial. Na terça-feira, a Fendi anunciou a nomeação de Maria Grazia Chiuri como diretora criativa, assinalando o regresso da antiga designer da Dior à casa de moda italiana onde iniciou a sua carreira.

Maria Grazia apresentará a sua primeira coleção para a Fendi nos desfiles de outono/inverno 2026-2027, em Milão, no próximo mês de fevereiro. A sua nomeação era há muito aguardada.

Maria Grazia Chiuri por Paolo Mattioli
Maria Grazia Chiuri por Paolo Mattioli

Bernard Arnault, presidente e CEO do grupo LVMH, o conglomerado que detém a Fendi, afirmou: “Maria Grazia Chiuri é um dos maiores talentos criativos na moda atual e estou muito satisfeito por ter escolhido regressar à Fendi para continuar a expressar a sua criatividade no seio do grupo LVMH, depois de partilhar a sua visão arrojada da moda. Rodeada pelas equipas da Fendi e numa cidade que lhe é querida, estou convencido de que Maria Grazia contribuirá para a renovação artística e para o sucesso futuro da maison, ao mesmo tempo que perpetua o seu património único.”

Chiuri sucede a Silvia Venturini Fendi, que liderou a direção criativa da Fendi desde a saída de Kim Jones no ano passado. Na semana passada, Venturini Fendi foi nomeada presidente honorária da Fendi, um gesto que, na prática, antecipou a nomeação de um novo diretor criativo por parte da marca sediada em Roma. Nos últimos meses, Chiuri era a favorita para assumir o cargo.

Chiuri declarou: “Regresso à Fendi com honra e alegria, após ter tido o privilégio de iniciar a minha carreira sob a orientação das fundadoras da casa, as cinco irmãs. A Fendi sempre foi uma forja de talentos e um ponto de partida para muitos criativos do setor, graças à extraordinária capacidade destas cinco mulheres de fomentar e nutrir gerações de visão e saber-fazer. Estou grata ao Sr. Arnault por me confiar a tarefa de ajudar a escrever um novo capítulo na história desta extraordinária empresa fundada por mulheres.”

Romana de 61 anos, Chiuri começou a sua carreira na Fendi em 1989 e ajudou a desenvolver a célebre mala Baguette da marca. Depois de se juntar à Valentino, tornou-se diretora criativa conjunta da casa em 2008. Oito anos mais tarde, foi nomeada diretora criativa da Dior, cargo que ocupou até esta primavera.

Ramon Ros, presidente e diretor executivo da Fendi, sublinhou: “É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas a Maria Grazia à nossa equipa. O papel de um diretor criativo já não é apenas desenhar roupa bonita, mas comissariar uma cultura e refletir o mundo em que vivemos. O seu talento e visão serão fundamentais para fortalecer a herança da Fendi, moldar o talento futuro da casa e aprofundar o nosso compromisso com o artesanato italiano.”

Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia