Mercado prevê nova alta da Selic, mas espera que seja a última do ano

Começa nesta terça-feira (6) a nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que define a taxa de juros. A taxa Selic é divulgada ao final do segundo dia da reunião, amanhã.
Instituições financeiras consultadas pelo BC esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja elevada a 14,75%, mas a expectativa do mercado é que esta seja a última alta da Selic este ano.
A estimativa está no Boletim Focus de ontem, pesquisa divulgada semanalmente pelo BC sobre os principais indicadores econômicos. Em sua última reunião, em março, o Copom elevou a taxa pela quinta vez consecutiva para 14,25% ao ano.
A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e três de 1 ponto percentual. Agora, a expectativa é que ela suba 0,5 ponto.
Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2025 em 14,75% ao ano. Para o fim de 2026, a estimativa é de que a taxa básica caia para 12,5% ao ano. Com ABr.

O post Mercado prevê nova alta da Selic, mas espera que seja a última do ano apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia