Missoni apresenta sua primeira boutique dedicada à casa e novos projetos

Publicado em



8 de abril de 2025

Por ocasião do Salone del Mobile, a Missoni inaugura sua primeira loja dedicada à decoração para casa em Milão. Um passo importante para a marca italiana, cuja linha “Home” representa 30% do seu faturamento. Com suas duas grandes vitrines, a boutique de 80 metros quadrados está localizada no bairro de design de Brera, na Via Solferino 9, ao lado do showroom da marca.

A boutique ocupa 80 metros quadrados
A boutique ocupa 80 metros quadrados – Missoni

Para a Missoni, esta inauguração representa uma estreia no aumento de sua visibilidade no segmento residencial, onde sua oferta já está parcialmente presente em seus outros pontos de venda. “Esta boutique nos permite mostrar todo o nosso universo deste tipo de produto. Moda e design são dois mundos intimamente relacionados que se fundem perfeitamente e nos permitem criar sinergias em termos de produção e estética”, destaca Alberto Caliri, responsável pela linha home e que recentemente assumiu como diretor criativo de prêt-à-porter.

O caráter de estilo Liberty do edifício foi preservado, mantendo certas características históricas, como os detalhes Art Nouveau das colunas e as decorações em ferro forjado, que interagem com elementos metálicos contemporâneos com acabamento acetinado, como nichos e prateleiras. O espaço, projetado pela agência de design ítalo-libanesa Lit Studio, com a qual Missoni já trabalhou, privilegia um design refinado, caracterizado por um forte impacto cromático. O teto é pintado de um vermelho profundo inspirado no logotipo da marca, que desce em direção às duas colunas do interior da loja.

A loja abriga, em especial, a oferta têxtil, que constitui a maior parte da linha Missoni Home, com mantas, almofadas, toalhas de mesa, tecidos para móveis, mas também pufes e acessórios decorativos como velas, recipientes de armazenamento de acrílico e até mesmo bonecas de tecido.

Ao longo dos anos, a empresa também expandiu sua oferta por meio de várias licenças, desenvolvendo uma linha de utensílios de mesa com a Compagnia Italiana del Cristallo, uma linha de papéis de parede com a Jannelli & Volpi e tapetes com a marca americana Stark Carpet.

Vista do interior da loja
Vista do interior da loja – Missoni

Móveis maiores não estão disponíveis no estabelecimento. O objetivo é manter as dimensões medidas para que o cliente possa sair com um produto. “A loja inteira é disposta verticalmente com prateleiras nas paredes, o que nos permite organizar o espaço interno como quisermos e modificar o layout. Não se trata de um espaço estático, mas de um espaço de troca, onde podem ser realizados encontros e projetos com designers, artistas e outras personalidades”, explica o designer.

“A ideia é multiplicar esses tipos de operações, essa possibilidade de explorar diferentes interpretações da nossa identidade através dos olhos dos outros e da visão de disrupção que eles podem nos oferecer. Gosto de me conectar com todas as almas da marca, buscando uma nova linguagem. O projeto verdadeiramente novo para a Missoni é essa conexão com os outros. Estamos abertos e atentos”, acrescenta.

A empresa também brilha nesta Design Week ao vestir com suas cores dois bares icônicos de Milão: o Principe Bar, no Hotel Principe di Savoia, e o terraço panorâmico da loja de departamentos La Rinascente. A empresa também apresenta dois novos modelos — uma cadeira diretor e uma poltrona para área externa — parte da coleção de mobiliário de jardim lançada no ano passado com a especialista italiana em móveis para áreas externas, Roda.

A nova cadeira Orson apresentada na Design Week deste ano
A nova cadeira Orson apresentada na Design Week deste ano – Missoni

 
Há vários anos, a marca investe no segmento imobiliário de luxo, mobiliando resorts ou áreas comuns de arranha-céus e residências com seus tecidos e objetos de design. Essa atividade, que começou discretamente com a decoração de um hotel em Edimburgo e, em 2016, com o design de interiores de residências de luxo em Miami, cresceu em escala.

“Desde que começamos, nosso crescimento foi exponencial. Passamos de um projeto a cada três anos para sete por ano, mais ou menos”, diz Alberto Caliri, que explica esse sucesso pelo fato de a Missoni oferecer projetos personalizados sempre, adaptando-se tanto ao local quanto às necessidades do cliente.

“Somos uma organização mais flexível em comparação a empresas maiores. Mantemos um diálogo contínuo com os desenvolvedores, que apreciam essa atenção. Essa atividade nos dá a oportunidade de mostrar outras facetas da nossa marca. Ela gera um alto retorno em termos de comunicação e imagem”, observa o diretor criativo. Este ano, três grandes projetos de design de interiores estão planejados para complexos residenciais de prestígio: dois no emirado de Ras al Khaimah, a uma hora de Dubai, e o último no sul da Espanha.

Por fim, em relação ao prêt-à-porter, Alberto Caliri está bastante satisfeito com sua primeira coleção feminina apresentada durante a Semana de Moda de Milão em fevereiro, que se concentrou em “um estilo muito Missoni, sem padrões em zigue-zague”. “Vimos uma grande variedade de compradores retornarem, incluindo os mais influentes, que não compravam mais conosco”, diz ele. Para o próximo inverno, o designer deve abordar a coleção masculina.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia