Mocidade Azul é a grande vencedora do Carnaval de Curitiba

A escola de samba Mocidade Azul foi a vencedora do grupo Especial do Carnaval de Curitiba. A apuração das notas foi feita nesta segunda-feira (3), às 15h no Memorial de Curitiba. A escola recebeu a nota 169,70, seguida por Deixa Falar (169,00), Enamorados do Samba (167,90), Acadêmicos da Realeza (166,30) e Leões da Mocidade (156,10).

Também nesta segunda, houve a apuração das notas do Grupo de Acesso.

Altamir Lemos, presidente da Mocidade Azul, recebeu o troféu do presiodente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior. “Muito obrigado a todos. A todas as co-irmãs. O título só vai para um. Brigamos pelo Carnaval e fico feloiz de estarmos todos aqui”, disse Lemos. “Quando proibiram a imprensa de televisionar, fiquei muito triste. Nosso Carnaval merece ser visto aqui e fora de Curitiba”.

O desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso ocorreu na noite de sábado (1) e madrugada de domingo (2). A primeira a se apresentar foi a Leões da Mocidade, campeã do Grupo de Acesso em 2024. Depois, pela ordem, desfilaram a Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza. Nos desfiles, as escolas homenagearam time de futebol, personagem literário e a cidade de Curitiba.

Antes de começar, a Leões da Mocidade perdeu 10 pontos no quesito alegoria, por ter descumprido parte do regulamento. A decisão foi anunciada antes de se divulgarem as notas de cada quesito. Na apuração, as notas da jurada Ane Shirley Araújo no quesito Alegias e Adereços foram anuladas, porque ela deixou de transcrever as notas na planilha — com isso, descumpriu o regulamento.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o Carnaval deste ano levou mais de 50 mil foliões ao Centro da cidade neste sábado (1º/3) e domingo (2/3). Organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, a programação uniu tradição, criatividade e muita animação. Famílias inteiras, desde crianças até idosos, lotaram a Rua Marechal Deodoro para prestigiar os desfiles dos blocos e das dez escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso.

Número de títulos por escola de Curitiba

Mocidade Azul – 21
Embaixadores da Alegria – 14
Acadêmicos da Realeza – 11
Dom Pedro II – 11
Bloco Asas da Alegria – 8
Não Agite – 8
Colorado – 4
Enamorados do Samba – 1
Sapolândia – 1

Mocidade Azul

Fundada em 1972 e com 53 carnavais e 23 títulos de campeã no histórico (22 deles pelo Grupo Especial), a Mocidade Azul é uma das mais tradicionais escolas de samba de Curitiba. Sua origem está ligada a uma torcida organizada de mesmo nome, formada para o Esporte Clube Pinheiros, e além do trabalho cultural a escola também realiza ações de cunho social durante todo o ano. Em 2025, o tema do samba-enredo é Sankofa, um símbolo africano que significa voltar atrás para buscar o que esqueceu.

O post Mocidade Azul é a grande vencedora do Carnaval de Curitiba apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia