Nove pessoas morreram e várias outras ficaram feridas quando um homem avançou com seu carro contra uma multidão em um festival de rua em Vancouver, no Canadá, informou a polícia. Um homem de 30 anos, residente de Vancouver, foi preso no local.
O incidente ocorreu às 20h14 de sábado (26), segundo a polícia. O bairro Sunset da cidade canadense estava sediando a segunda edição anual da Lapu-Lapu Day Block Party, que homenageia um herói anticolonial do século XVI nas Filipinas.
Falando a jornalistas, o chefe interino da polícia, Steve Rai, descreveu o suspeito como um homem agindo sozinho, “conhecido pela polícia em determinadas circunstâncias”. Ele confirmou que o homem foi contido por pessoas presentes até a chegada dos policiais.
Questionado sobre a motivação, Rai afirmou que “tudo está sendo considerado” e que mais detalhes seriam divulgados pela manhã. Posteriormente, a polícia de Vancouver declarou estar confiante de que não se tratava de um ato de terrorismo.
“Estou chocado e profundamente entristecido pelo horrível incidente no evento de hoje do Dia de Lapu-Lapu”, escreveu o prefeito da cidade, Ken Sim, nas redes sociais. “Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento extremamente difícil.”
As atrações listadas no site do evento incluíam apresentações musicais de membros dos Black Eyed Peas e um show de drag queens liderado por uma ex-participante do programa “RuPaul’s Drag Race”. O evento estava programado para terminar pouco antes do incidente fatal.
Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático do Canadá, havia discursado mais cedo para os participantes do festival, em campanha a dois dias da eleição do novo primeiro-ministro do país. Em uma postagem prestando homenagem às vítimas, ele escreveu que os filipinos de Vancouver “se reuniram hoje para celebrar a resiliência”.
Rai afirmou que a Vancouver Sun Run, uma corrida agendada para este domingo (27), aconteceria conforme o planejado.
Fonte: Valor