O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou nesta terça-feira (4) a “guerra dos bonés” protagonizada por parlamentares da base do governo e da oposição. “Boné serve pra proteger a cabeça do sol, não pra resolver problemas do país”, disse em publicação nas redes sociais. “O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta pra pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente.”
A publicação foi feita poucas horas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicar um vídeo utilizando o adereço dos aliados. O boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros” foi idealizado pelo novo ministro de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, como contraponto ao boné da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/U/K/buy6mhTBmy08HNIAgg1Q/whatsapp-image-2025-02-04-at-15.23.47.jpeg)
No sábado (1), dia da votação para a Mesa Diretora da Câmara e do Senado, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e os ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura), Camilo Santana (Educação), que se licenciaram do cargo para participar da votação, usaram o boné.
Parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, rebateram. Na segunda-feira (3), durante a cerimônia de abertura do ano legislativo, usaram bonés verde e amarelo com a frase ‘Comida barata novamente, Bolsonaro 2026″.
Nesse mesmo dia, aliados do presidente Lula, voltaram a usar o boné azul.
Fonte: Valor